Imagem por @mindandi/ freepik
A medida provisória que retira o ICMS de empresas da base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins foi editada pelo governo. A mudança faz parte de um pacote econômico para reduzir o déficit fiscal. Na prática, a medida altera dispositivos das leis tributárias 10.637/02 e 10.833/03.
O texto segue o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal, que entendeu que o imposto é uma receita dos estados, e não dos contribuintes. Com isso, o governo acata, definitivamente, a jurisprudência do STF, estabelecendo o fim de litígios que envolvem a questão. Para o especialista, a medida traz segurança jurídica.
Conforme o advogado Willer Tomaz, “nada mais justo que excluir do cálculo do faturamento das empresas o tributo estadual ICMS para fins de cálculo dos tributos federais PIS/Cofins, já que o ICMS pertence ao ente federativo, e não ao contribuinte, de modo que sempre foi ilógico e abusivo calcular o PIS/Cofins com o ICMS embutido na base de cálculo, distorção essa que foi finalmente corrigida pelo Supremo Tribunal Federal em 2021, tornando-se agora objeto da Medida Provisória”.
Para manter seus efeitos, a medida precisa ser votada até o início do mês de maio nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. Se não for analisada até o dia 19 de março, a pauta entra em regime de urgência e se torna prioridade de votação.
Leia também: Majoração de PIS e Cofins sobre receitas financeiras cria debate jurídico
ICMS é a sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, sendo de competência dos Estados e Distrito Federal. Ele foi instituído por meio da Lei Complementar 87/1996 intitulada Lei Kandir, com referência direta ao seu criador. É um imposto cuja regulamentação se dá de acordo com cada estado.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…