Chamadas

Americanas: funcionários receberão direitos trabalhistas?

O rombo no orçamento da Varejista Conhecida como Lojas Americanas tem sido um dos assuntos mais comentados dos últimos dias, a dúvida que paira sobre a cabeça de muitos é sobre os direitos trabalhistas dos funcionários desta empresa.

A Americanas tem uma dívida de mais de 43 bilhões de reais e se encontra em situação de recuperação judicial, com isso, o questionamento feito por muitos é sobre o futuro dos funcionários desta empresa.

São mais de 40 mil trabalhadores que integram o quadro de funcionários da varejista, deputados estão acompanhando o caso, com a finalidade de garantir o direito desses trabalhadores.

O rombo

Com a investigação de contadores, dívida bilionária e muitas polêmicas envolvidas, o caso das americanas está tendo  uma grande repercussão na mídia. Afinal, uma empresa grande, conhecida por patrocinar programas de Televisão e passar uma imagem de sucesso, assumiu um rombo financeiro gigantesco.

A empresa estava pegando empréstimos com bancos para pagar fornecedores e, depois, pagava os bancos com os juros. Entretanto, ao invés de registrar a sua dívida real, o valor declarado pela empresa no balanço era a dívida com os fornecedores (sem os juros).

Após anos realizando esse ato criminoso, o rombo de 43 bilhões foi declarado pelas Americanas neste começo de 2023. Entre diversas polêmicas, as dúvidas são a respeito do futuro dos trabalhadores dessa empresa

Leia também: Lojas Americanas e o descaso para com a Governança Corporativa

Os funcionários das lojas americanas receberão seus direitos trabalhistas?

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP), se reuniu com dirigentes sindicais e representantes das empresas americanas e citou uma intensa negociação nos próximos dias. 

“Participou (da reunião) uma pessoa que é responsável pelas relações sindicais da Americanas e nos tranquilizou que, até o momento, não foi feita nenhuma demissão. Os salários estão sendo pagos em dia, também os recolhimentos do Fundo de Garantia. Às pessoas que tinham férias previstas estão tirando e recebendo os seus direitos, ou um terço. O que nos preocupa é daqui para a frente”, declarou Carlos Motta.

Portanto, até o momento, nenhuma demissão foi realizada e todos os direitos trabalhistas estão sendo pagos, mas como citado acima, o preocupante é o futuro destes trabalhadores.

Leia também: Como a crise na Americanas afeta as pequenas empresas?

Medidas paro o futuro

Motta declarou que tentará apresentar um projeto de lei para aperfeiçoamento da participação dos sindicatos (que representam os trabalhadores) nos processos de recuperação judicial.

Além disso, o parlamentar acompanhará a investida de bancos credores contra os principais investidores da Americanas e deverá se reunir com o ministro do Trabalho.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

5 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

5 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

5 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

5 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

6 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

8 horas ago