Finanças Pessoais

Analise as opções de crédito com cuidado e escape da inadimplência

Vi uma notícia que me deixou preocupado: a quantidade de brasileiros endividados bateu um novo recorde em abril: 77,7% terminaram o mês com alguma dívida – o maior índice desde 2010, conforme aponta a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor).

Ao contratar um empréstimo, ele precisa servantajoso para quem está comprando a dívida. Então, o melhor tipo é relativo conforme a necessidade de cada um. Mas, em geral, quando se chega ao ponto de precisar de crédito, a situação é bem específica.

O ideal é se planejar. Se você pensa em reformar sua casa, sugiro, por exemplo, planejar os custos e gastos, pensar em um percentual para eventualidades, e então, solicitar um empréstimo e trabalhar com o valor que tiver na mão naquele momento. Tomar valores quando já se tem um débito abala emocionalmente as pessoas, e na ânsia de sanar a dívida, pode não ser feito o melhor negócio, como ficar com parcelas a perder de vista e taxas de juros rolando.

Embora os bancos costumem ser uma fonte burocrática, ainda é a instituição mais procurada quando se fala em empréstimo financeiro. Contudo, existem outras formas, mais fáceis e vantajosas para obter crédito. Uma modalidade que vem crescendo, e muitos consumidores ainda não conhecem, é baseada no limite do cartão, com percentuais menores, sem entraves e com alto índice de aprovação. Basta ter limite disponível, ser o titular do cartãonão ter contestado compras que, de fato, eram suas (chargeback).

O ideal ao solicitar um empréstimo é pesquisar sobre a reputação do local, seja no Google, seja no ReclameAqui, além de checar o CNPJ da contratada e tirar todas as dúvidas com o consultor que está fazendo a oferta dos valores. Vale ainda ficar atento a um golpe bastante comum: operadoras que pedem uma antecipação de pagamento ao cliente para liberar o empréstimo. Ora, se o consumidor está negativado, não faz sentido ele ter que pagar antecipadamente nenhuma parcela.

Planejamento é a palavra de ordem. Veja o quanto você está solicitando, em quantas prestações irá pagar e analise se a parcela cabe no seu orçamento. Se possível, não renegocie a dívida, as taxas vão se acumulando. Cuidado com as ciladas e bolas de neve. O momento em que nos encontramos endividados é sempre delicado e estamos fragilizados, ficando mais suscetíveis a golpes. Não caia nessa!

Por Hamilton Ribas, CEO da Limite na Hora

A Limite na Hora é uma empresa de empréstimos pessoais fundada em maio de 2021.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

10 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

12 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

20 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

20 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

20 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

20 horas ago