Imagem por @bignai / freepik
O secretário de Comunicação Social da Câmara, deputado Jilmar Tatto (PT-SP), reuniu-se nesta quarta-feira (10) com o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, para discutir o apoio institucional da Agência para a ampliação da Rede Legislativa de Rádio e TV. De acordo com a legislação, a Anatel é responsável pela análise técnica do canal a ser operado pelas emissoras da Câmara dos Deputados, Senado Federal, assembleias legislativas e câmaras municipais.
Baigorri se comprometeu em dar agilidade a essa etapa para implantação dos canais já solicitados pelas emissoras públicas legislativas. Depois dessa liberação, ocorre a consignação dos canais pelo Ministério das Comunicações, permitindo o início da operação das emissoras.
Leia também: Anatel Adota Novo Protocolo Contra Telemarketing Abusivo
A Agência também se comprometeu a intensificar a troca de informações técnicas operacionais com a Câmara dos Deputados para melhorar o fluxo das informações necessárias para a ampliação da Rede.
Ao final da reunião, Jilmar Tatto reforçou a importância da expansão da Rede Legislativa para ampliar o debate e o acesso da população às informações. “Essa expansão possibilita democratizar as informações no âmbito do Legislativo, que é democrático, que tem várias vertentes ideológicas de pensamento”.
O deputado lembrou que muitos municípios não têm TV legislativa e disse que o esforço passa, também, pela expansão das TVs e rádios estaduais e municipais. “É fundamental para nós ampliar o alcance dessas TVs e rádios e ao mesmo tempo permitir que haja o debate, para que todos os cidadãos e cidadãs tenham a informação primária, sem cortes, sem intermediários – e, com isso, combater as fake news“, disse.
Leia também: Anatel Estende Vigência De Medidas Para Reprimir O Telemarketing Abusivo
Criada em 2012 por ato da Câmara dos Deputados, a rede conta, hoje, com 74 emissoras de TV, que chegam a pelo menos 947 municípios, e 19 de rádio, em 10 estados e 24 cidades.
Com sinal aberto e gratuito, o sistema atinge mais de 90 milhões brasileiros, que ganham acesso à programação da TV Câmara, TV Senado, da TV Assembleia e da TV da câmara municipal local. Atualmente, mais de mil cidades estão em processo de implantação do sistema. Além disso, 317 municípios aguardam liberação de canal de TV e 312 de sinais de rádio FM pelo Ministério das Comunicações e Anatel.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…