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Anatel: clientes de teles serão ressarcidos por cobrança indevida

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que os consumidores terão direito a um desconto na conta original dos serviços de telecomunicações nos próximos dias. Isso significa que as operadoras de comunicação terão que repassar os descontos do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviço) que foram cobrados de forma indevida. O prazo dado pela a Agência é de 15 dias.

Em junho essa alíquota já tinha sido reduzida pelo Governo Federal, porém, os consumidores ainda não tiveram os descontos em suas contas. A Anatel intimou as operadoras a realizarem esses descontos em até 15 dias. Caso isso não aconteça, elas serão multadas em até R$ 50 milhões. Essa medida exclui prestadoras de serviços optantes.

De acordo com a Anatel, essa demora “causa dano imediato aos consumidores e pode caracterizar enriquecimento ilícito das prestadoras de serviços de telecomunicações”.

Operadoras de comunicação confirmam repasse

Por outro lado, Vivo, Claro e Oi confirmaram que vão cumprir a determinação dada pelo governo.

Segundo informações da operadora Vivo, será dado a seus clientes uma redução de 70% em suas faturas. Isso deverá acontecer até novembro deste ano.

Já a Oi comunica que os descontos serão feitos de outra forma. Ela fará reajustes nos planos, “o valor final da conta de telefone fixo e banda larga permanecerá o mesmo”. “Isso porque, embora o índice inflacionário tenha sido neste ano superior à redução do ICMS, a companhia decidiu aplicar um reajuste menor do que o percentual autorizado para não onerar o cliente”.

Enquanto isso, a Claro decidiu que o repasse do valor será realizado de forma integral do benefício provavelmente até o mês de novembro, junto ao “desconto retroativo referente ao período de ajuste no sistema”.

A operadora TIM emitiu uma nota em que informa que a “execução impõe adaptações sistêmicas e operacionais em que a TIM vem trabalhando desde que a redução de ICMS foi adotada por parte dos estados” e que “seus efeitos serão necessariamente aplicados em fases”.

“A redução na fatura dos clientes de planos pós-pagos está sendo aplicada por ciclos de faturamento e será finalizada até o mês de novembro”, disse a operadora.

Se a decisão da TIM for confirmada, a operadora estará descumprindo a medida cautelar da Anatel, isso porque o prazo para o ressarcimento termina em outubro.

A Anatel por sua vez diz que as operadoras não poderão tentar negociar essa devolução. Os clientes terão que ser ressarcidos pelas cobranças indevidas nas próximas faturas.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

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