Imagem por @diana.grytsku / freepik
Os brasileiros são atormentados dia e noite por ligações indesejadas no celular e no fixo. Para resolver os problemas de muitas pessoas que se sentem incomodadas com estas ligações, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou o portal “Qual Empresa Me Ligou?”, por meio do qual é possível identificar a quem pertence o número que está realizando consecutivas chamadas.
Através da página você consegue identificar quem é o dono do número que realiza as chamadas e qual a empresa responsável pelas ligações.
A Agência informou que a intenção é ajudar o usuário “no combate às chamadas abusivas de telemarketing”.
Muitas das vezes, essas ligações são feitas por empresas que fazem as famosas “robocalls“, chamadas curtas e automáticas que não dependem de um operador de telemarketing.
Facilitando para as empresas realizarem ligações repetitivas, o que é bem frustrante para o consumidor.
Para inibir as famosas “robocalls”, desde 2022 é permitido às operadoras cobrar por chamadas de até três segundos, o que antes era proibido. As empresas se aproveitavam dessa brecha para disparar chamadas curtas, sem desembolsar qualquer valor por isso.
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Também existe uma outra forma de você impedir que essas empresas fiquem ligando para você. Para isso, basta acessar o site www.naomeperturbe.com.br.
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O primeiro passo é abrir o site pelo link ou acessando o endereço https://www.qualempresameligou.com.br/ no seu navegador.
No campo ‘Número de Telefone’, basta digitar o número que o sistema mostra quem é o responsável pelas chamadas.
Para prestar esse serviço ao consumidor, a Anatel vai usar a base de dados das operadoras telefônicas e pode identificar apenas números de empresas. Por enquanto, a Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo estão contribuindo com o portal.
O desejo da Agência é contar com outras prestadoras de serviços para reforçar o banco de dados.
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