Chamadas

Aneel mantém bandeira tarifária verde para junho

Será mantida em junho a bandeira tarifária verde para todos os consumidores conectados ao SIN (Sistema Interligado Nacional), conforme decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), evitando cobrança extra na conta de luz no próximo mês.

As bandeiras tarifárias foram criadas em 2015 pela Aneel. Elas refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Estão divididas em níveis para indicar quanto está custando para o SIN gerar energia usada pela população em suas casas, estabelecimentos comerciais e indústrias.

A Bandeira verde significa que o cidadão não vai sofrer nenhum tipo de acréscimo na conta de luz. No entanto, quando houver a bandeira vermelha ou amarela, a conta de luz sofrerá acréscimos, que podem variar de R$ 1,874 por 100 quilowatt-hora (kWh) consumido a 9,492 por 100 kWh. 

Até abril deste ano estava sendo aplicada a Bandeira Escassez Hídrica. A partir deste mês, a Aneel acionou a bandeira verde, já que estava havendo condições favoráveis de geração de energia.

Economizar energia muda a cor da bandeira?

Não de forma direta. A cor da Bandeira é definida mensalmente e aplicada a todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional – SIN (regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte do Norte), mesmo que esteja havendo redução de consumo para diminuir o valor da conta de luz, ou, pelo menos, impedindo que ela aumente. Mesmo assim, será cobrado na conta a bandeira que estiver valendo. No caso da bandeira verde, não há cobrança.

Porém, economizar energia é uma boa atitutde, pois você vai estar contribuindo para reduzir os custos de geração de energia do sistema. O comportamento consciente do consumidor contribui para o melhor uso dos recursos energéticos.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

30 minutos ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

2 horas ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

3 horas ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

3 horas ago

Como fazer para definir o capital social do MEI?

Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…

3 horas ago

Quem se tornará nanoempreendedor com a Reforma Tributária e o que acontece

A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…

3 horas ago