Santa Catarina

Ano letivo começa nesta quarta para mais de 520 mil estudantes da rede estadual de Santa Catarina

As 1.054 escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina retornam às aulas na próxima quarta-feira, 8. As unidades escolares catarinenses reúnem mais de 520 mil estudantes e cerca de 30 mil professores.

“No primeiro mês de gestão fizemos um levantamento das principais demandas das escolas, principalmente no que se refere à infraestrutura e constatamos os pontos de melhorias mais urgentes. Iremos priorizar a melhoria da rede elétrica das escolas, para que possamos instalar ar condicionado e outros equipamentos eletrônicos, como lousas digitais. Desejamos um ano com muito aprendizado para toda a comunidade escolar”, afirma o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Entre as prioridades da gestão, também está a melhora na implementação do Novo Ensino Médio, incluindo a formação continuada de professores para qualificar a prática pedagógica, aliando o ensino a novas tecnologias, bem como a preocupação com Ensino Fundamental, principalmente com a alfabetização. A Secretaria já articula, junto aos municípios, o funcionamento do transporte escolar.

Leia mais: Caged registrou saldo positivo de 90 mil novos empregos em Santa Catarina

Semana pedagógica

As escolas catarinenses já estão se preparando para a volta às aulas. A semana pedagógica começou no dia primeiro de fevereiro e vai até terça-feira, 7, com palestras promovidas pela Secretaria e acolhimento dos secretários estaduais. A live de abertura teve a presença do secretário de Estado da Educação e da secretária adjunta Patrícia Lueders, que fizeram o acolhimento de coordenadores regionais, diretores e professores das unidades escolares catarinenses.

“Nosso objetivo maior vai ser a qualidade de ensino, que perpassa pelo pessoal, pelo magistério, e a melhoria da infraestrutura das escolas. Por isso, é importante manter um diálogo aberto e a escuta ativa com gestores e professores, para que possamos ouvir sempre a ponta, porque sabemos que isso tem resultado direto nas escolas”, destaca Patricia Lueders.

Paula Conti, diretora da EEB Antonio Colonetti, afirma que os estudantes estão animados para iniciar o ano letivo, para trabalhar com o Espaço Maker e o laboratório de tecnologia. “A semana pedagógica foi muito produtiva, com temas relevantes e acolhimento por parte da SED e nossa com os professores. Escutamos os educadores para construir metas e cumprir os compromissos pedagógicos”, relata a gestora.

As palestras disponibilizadas para toda a rede foram pensadas pela equipe gestora da SED a partir das demandas de professores, diretores e coordenadores.

Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

2 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

3 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

3 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

4 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

4 horas ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

4 horas ago