Imagem por Freepik
Quem paga plano de saúde individual vai levar um susto, ele ficará mais caro, isso porque a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu nesta quinta-feira (26) conceder um aumento de 15,5%, sendo o maior percentual de reajuste anual autorizado pela ANS desde 2000. Segundo o portal UOL, até então o maior aumento tinha sido em 2016, quando o reajuste foi de 13,57%.
Oito milhões de beneficiários vão ser impactados com a medida da agência, ou seja, serão atingidos com a alta 16,3% dos consumidores de planos de saúde no país.
Após a publicação da decisão no Diário Oficial da União, as operadoras vão poder aplicar o reajuste a partir da data de aniversário do contrato (no mês em que foi contratado o plano).
A ANS afirmou que “dessa forma, o índice de 2022 resulta da variação das despesas assistenciais ocorridas em 2021 em comparação com as despesas assistenciais de 2020”.
A FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Complementar), alega que o reajuste reflete a alta nos custos do setor de saúde e que o percentual anunciado pela ANS já era estimado pela Federação. Também alegou em nota que as despesas assistenciais das operadoras aumentaram 24% no ano passado ante 2020.
O plano de saúsde individual é adquirido de forma direta por uma pessoa física junto à empresa ou operadora do plano de saúde. Algumas operadoras permitem que a pessoa inclua dependentes no seu plano individual.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…