A ansiedade é um dos problemas de saúde mental mais comuns atualmente, tendo ganhado ainda mais destaque em 2023. Essa maior incidência da condição fez com que muitos mitos surgissem, o que pode piorar os casos, como explica o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento.
“Os mitos sobre a ansiedade têm as mais variadas formas e eles podem ser bastante prejudiciais por tirarem o foco dos pacientes dos tratamentos realmente eficazes ou, em alguns casos, até ter atitudes prejudiciais”, explica.
Leia também: Ansiedade: Por Que A Condição Foi Tão Presente No Ano De 2023?
Mitos e verdades sobre a ansiedade que você talvez não saiba
MITO
Se afastar da ansiedade faz ela desaparecer: “Evitar a ansiedade ajuda, na verdade, a fortalecê-la. O mais indicado é, com a ajuda de um profissional especializado, enfrentar, não evitar, a condição. Dessa forma, gradualmente, o paciente se aproxima da causa da fobia, reduzindo-a”, explica Dr. Flávio H. Nascimento.
VERDADE
A respiração tem ligação com a ansiedade: “Existem diversos exercícios respiratórios que podem ser usados tanto para prevenir, quanto para tratar a ansiedade, eles são fortemente indicados como parte suplementar ao tratamento”.
MITO
A ansiedade é apenas psicológica: “A ansiedade é multifatorial, ou seja, tem diversas causas, não apenas psicológicas, como também ambientais, biológicas e genéticas”.
Leia também: Ansiedade: Impactos Da Condição Na Vida Do Trabalhador
VERDADE
A ansiedade gera problemas de saúde física: “A ansiedade, principalmente quando se torna crônica, afeta bastante a saúde física, não apenas a mental, podendo gerar dores musculares, insônia e problemas gastrointestinais”, destaca Dr. Flávio H. Nascimento.
MITO
Bebidas alcoólicas ajudam a melhorar a ansiedade: “Usar a bebida alcoólica para tentar se afastar de uma situação de saúde é a raiz para gerar outro problema, um vício, uma válvula de escape não age na raiz do problema, o indicado é sempre realizar o tratamento adequado”.
VERDADE
Diversos fatores podem gerar ansiedade: “A ansiedade não é gerada apenas por situações como muitos acreditam, pessoas, lugares e até cheiros podem ser desencadeadores de crises de ansiedade a depender dos gatilhos que cada paciente tem”, afirma Dr. Flávio H. Nascimento.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp