O dinheiro da restituição do Imposto de Renda (IR) é algo desejado por milhões de contribuintes todos os anos, em 2025 não será diferente. Com toda certeza, milhões de pessoas estão pensando em antecipar esse pagamento.
Aguardar a restituição pode ser algo torturante para quem está repleto de dívidas, por este motivo, é preciso se organizar até para antecipar os valores. O envio do Imposto de Renda 2025 deve começar em março e terminar no final de maio de 2025.
Estar preparado para cumprir as suas obrigações é fundamental no IR, portanto, fevereiro é o mês ideal para se organizar.
Se organizar pode te ajudar a receber primeiro!
Se você não quer realizar a antecipação do Imposto de Renda e está preocupado com seu dinheiro, saiba que existem algumas ações que podem te ajudar a receber primeiro que os outros contribuintes.
Portanto, se você quer contar com os valores da restituição em março ou maio, existem algumas dicas que podem te ajudar:
- Esteja com todos os documentos necessários para elaborar a sua declaração;
- Enviar eu IR nos primeiros dias;
- Utilize a declaração pré-preenchida e/ou opte pelo PIX para receber a sua restituição.
Leia também:
- Fique por dentro dos 5 mecanismos de recolhimento de tributos instituídos pela Reforma Tributária sobre Consumo
- EFD-Contribuições: Publicada Nota Técnica 010 de 18/02/2025
- Saiu do MEI? Passo a passo para evitar problemas tributários e Multas
- A nova era das fraudes com criptomoedas, Milei e Inteligência Artificial
- Empregador Doméstico: Saiba como Emitir e Pagar o DAE eSocial Corretamente
Antecipação da restituição do Imposto de Renda
É preciso entender que a restituição do IR é a devolução do valor do imposto pago a mais durante o ano-calendário. Portanto, na declaração de 2025, a Receita Federal vai considerar o seu imposto retido, a sua renda e suas despesas dedutíveis para definir o seu valor a ser restituído (se houver direito).
A restituição do Imposto de Renda é como um empréstimo normal, porém, ele pode ser adquirido até mesmo por negativados (em alguns bancos), nele, basta você indicar a instituição financeira para receber a sua restituição e ela te antecipa uma parte valor (por conta dos juros).
Ou seja, é um empréstimo pago em uma parcela única. Portanto, pesquise quais instituições financeiras realizam esse serviço e entre em contato com elas para tirar as suas dúvidas, pois alguns detalhes podem ser diferentes dependendo do banco.

Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp