Em conjunto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou nesta terça-feira (29) que a antecipação do auxílio-doença, atualmente chamado de auxílio por incapacidade temporária, continuará em vigor para todas as localidades do Brasil. A decisão teve publicação no Diário Oficial da União com a Portaria Conjunta 62, que altera a antiga Portaria 47.
Agora de acordo com o INSS, o cidadão no ato do requerimento, poderá fazer a opção pelo agendamento da perícia médica para concessão do auxílio-doença, em uma da unidades de atendimento da Perícia Médica Federal.
Ainda de acordo com o instituto, com essa mudança fica estabelecido que todo segurado do INSS poderá requisitar a antecipação do auxílio-doença, não mais somente quem residia a mais de 70km de uma agência com serviço de perícia médica.
Ainda de acordo com o órgão, o objetivo dessa alteração visa o melhor atendimento aos segurados, durante o retorno gradual e seguro do atendimento presencial nas agências.
O cidadão que deseja antecipar o auxílio-doença, será posteriormente notificado pelo INSS para então agendamento da perícia médica onde será liberado definitivamente à concessão do pagamento e da devida diferença caso o segurado tenha direto a um benefício com valor superior a R$ 1.045.

Como solicitar?
A solicitação do auxílio-doença deve ser feita pelo Meu INSS e deverá ser enviado:
- Atestado médico
- Declaração de responsabilidade pelos documentos apresentados
Com isso, o atestado passará por análise de conformidade pela perícia médica para a liberação da antecipação, caso cumpra os requisitos necessários.
Com informações UOL, adaptado por Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp