Chamadas

Anvisa cobra de Fiocruz e Butantan informações sobre vacinas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou informações adicionais ao Instituto Butantan e à Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz) sobre os pedidos de autorização de suas vacinas para o uso em caráter emergencial.

Em nota, o órgão destacou que, sem o conjunto das informações necessárias, à análise dos requerimentos de autorização não é possível cumprir o prazo estabelecido de até 10 dias.

Foto: Reuters/Michael Weber/Imago Imagens/Direitos reservados

A agência marcou para o próximo domingo (17) a reunião da sua diretoria colegiada para decidir sobre as solicitações do dois centros de pesquisa. O Instituto Butantan desenvolve a vacina CoronaVac, em parceria com a farmacêutica Sinovac. A Fiocruz firmou parceria com o consórcio do laboratório Astrazeneca e da Universidade de Oxford, do Reino Unido.

No caso do Butantan, a Anvisa disse em nota que já havia solicitado o restante da documentação no sábado passado (9). Essas informações são necessárias para avaliar os resultados da eficácia do imunizante no estudo clínico na Fase 3. Também são necessários dados adicionais para aferir a imunogenicidade da vacina na Fase 3 dos estudos clínicos.

No processo de exame da vacina da Fiocruz com o consórcio Astrazeneca/Universidade de Oxford também estão faltando informações. A Anvisa informou que solicitou à instituição dados de comparabilidade, estabilidade e transporte.

Em nota, o Instituto Butantan afirmou que desde o sábado (9), quando recebeu a primeira solicitação de complementação, tem feito uma força-tarefa para apresentar os dados que ainda não foram enviados. De acordo com o comunicado, as informações serão entregues “ainda nesta semana”.

Em nota, a Fiocruz afirmou que “tem mantido seu corpo técnico à disposição para eventuais esclarecimentos que ainda se façam necessários durante a fase de análise da Anvisa”. A fundação acrescentou que está em contato com o laboratório indiano Serum, responsável pela fabricação das doses de vacina que serão importados para o Brasil, para prestar os esclarecimentos à agência reguladora.

Fonte Agência Brasil – Por Jonas Valente 

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

EFD-Contribuições: disponível a versão 6.0.3 – versão corretiva

O Portal Sped informa que foi publicada a versão 6.0.3, da EFD-Contribuições, com as seguintes…

8 minutos ago

Justiça Libera R$ 1,6 Bilhão em Atrasados do INSS: Confira os Detalhes e Cronogramas de Pagamento

O Conselho da Justiça Federal (CJF) anunciou a liberação de um montante significativo de recursos…

46 minutos ago

IRPF 2025: Resolvendo Pendências de Declarações Anteriores

A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é uma obrigação anual que, quando…

58 minutos ago

Entenda o calendário de pagamento do INSS no carnaval

Se você é beneficiário do INSS deve estar ansioso para receber seus benefícios para aproveitar…

3 horas ago

Contador, veja 5 dicas para aumentar seu foco no trabalho

Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…

12 horas ago

Encerrou seu MEI nos primeiros meses de 2025? Veja as suas obrigações!

Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…

14 horas ago