Fique Sabendo

Aplicativo FGC permitirá resgates sem precisar ir às agências.

Este aplicativo está em fase de testes e agora é aberto para população, o objetivo deste aplicativo é evitar a ida de clientes às agências bancárias para dar início a processos de resgate investimentos feitos em bancos e instituições que quebraram. 

Este aplicativo estará disponível para ser baixado em sistemas Android e iOS, esta ferramenta aumenta a agilidade e a comodidade no pagamento de garantias. 

Em primeiro momento este aplicativo será exclusivo para pessoas físicas com depósitos ou investimentos em instituições liquidadas ou sob intervenção do Banco Central (BC), logo ele ganhará novas funcionalidades. 

Fundo Garantidor de Crédito

Este fundo foi criado em 1995 e administrado por uma entidade privada sem fins lucrativos. 

Ele é formado por contribuições das instituições financeiras associadas e pela rentabilidade desses recursos e cobre até R$ 250 mil por conta, CPF ou CNPJ caso uma instituição financeira sofra intervenção, seja liquidada ou tenha a falência decretada pelo BC. 

As garantias estão limitadas ao teto de R$ 1 milhão a cada quatro anos, na hipótese de um mesmo cliente ter valores cobertos pelo FGC em mais de uma instituição financeira que quebre no período. 

Antes o cliente tinha que ir em uma agência bancária indicada pelos gestores do fundo para assinar o termo físico de recebimento dos valores, com o lançamento do aplicativo a assinatura passa a ser digital. 

Sobre o Aplicativo

O aplicativo estava em fase de testes durante o mês de outubro, agora o FGC liberou o aplicativo para o pagamento de beneficiários das instituição que ainda não tinham pedido os valores aos quais têm direito.

No momento o ressarcimento dos investidores e dos depositantes leva cerca de um mês, este aplicativo é um primeiro passo para a redução de prazos, se o Conselho Monetário Nacional aprovar o aprimoramento regulatório, o intervalo pode cair para apenas alguns dias. 

Por: Laís Oliveira

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

4 horas ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

6 horas ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

7 horas ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

11 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

11 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

12 horas ago