Imagem: user21908677 / freepik
O dólar iniciou o dia de forma hesitante no mercado doméstico, oscilando entre tendências de baixa e alta. No entanto, posteriormente, o real registrou uma leve valorização, em parte devido à reversão para baixa das taxas dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos (T-Note 10 anos) e dos títulos de longo prazo (T-Bond 30 anos) em Nova York. Esse movimento reflete a reação dos investidores à divulgação de dados econômicos dos Estados Unidos na quinta-feira, 26.
O rendimento dos T-Note de 10 anos caiu para 4,928%, em comparação com 4,940% no final da tarde de quarta-feira, enquanto o T-Bond de 30 anos registrou 5,062%, ante 5,074%.
Os investidores estão absorvendo os seguintes dados econômicos dos EUA:
Leia também: 10 Mulheres Mais Ricas Dos EUA
Aqui no Brasil, os ajustes no câmbio refletem o alívio após a aprovação do Projeto de Lei (PL) dos Fundos pela Câmara dos Deputados na quarta-feira à noite, bem como a desaceleração do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) de outubro.
O PL dos Fundos foi aprovado na Câmara com 323 votos a favor, 119 contra e uma abstenção. Espera-se que o PL auxilie o governo no cumprimento da meta de déficit fiscal zero no próximo ano, com previsão de arrecadação de cerca de R$ 18 bilhões em 2024. Além disso, o Senado também aprovou na quarta-feira o PL que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, e o texto agora aguarda a sanção presidencial.
Leia também: Procurar um advogado de Imigração é 1º passo para quem quer viver nos Estados Unidos
No entanto, o aumento dos rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano a longo prazo e o fortalecimento do dólar no exterior contribuem para um cenário de volatilidade no mercado cambial brasileiro.
Os investidores locais também estão atentos à desaceleração do IPCA-15 de outubro, que registrou um aumento de 0,21%, após uma alta de 0,35% em setembro. É importante notar que a difusão do IPCA-15 aumentou para 47,14% em outubro, ante 41,69% em setembro. Isso indica a proporção dos 377 subitens do indicador que apresentaram aumento de preços no período. Além disso, os serviços aceleraram para 0,63% no IPCA-15 de outubro, em comparação com 0,53% em setembro, enquanto os preços administrados desaceleraram para 0,27%, após 1,54% no mês anterior.
No cenário internacional, o euro registrou uma queda adicional em relação ao dólar após o anúncio do Banco Central Europeu de manter as taxas de juros inalteradas, interrompendo uma série de dez aumentos consecutivos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…