Imagem por Alberto Chagas / Alamy Stock Photo
O aposentado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que receber o auxílio emergencial terá o valor descontado no pagamento. O desconto está previsto na Medida Provisória 1.039, que criou o auxílio emergencial em 2021.
Isso porque não possível acumular o benefício previdenciário e trabalhista com o dinheiro do auxílio emergencial pago pelo governo na pandemia da Covid-19.
O pagamento do auxílio emergencial com a aposentadoria pode acontecer de uma maneira específica. Enquanto está esperando pelo benefício do INSS, se estiver desempregado e entrar nas demais condições que garantem que garantem a liberação do auxílio que vão garantir a liberação do auxílio, o segurado poderá receber o dinheiro. Entretanto, ao ter a aposentadoria liberada, os valores pagos do auxílio emergencial serão descontados na folha de pagamento.
Isso acontece porque o aposentado “recebe o retroativo do INSS desde a data do requerimento”, conforme informou o Instituto Nacional do seguro Social (INSS).
“Visando não deixar essas pessoas desamparadas num momento tão difícil, o INSS passou a garantir que os processos novos e os que estavam em andamento tivessem concessão em caráter antecipatório, ou seja, a pessoa que solicitou passa a receber o benefício provisoriamente, mas quando este for definitivamente liberado, os valores já pagos serão descontados, automaticamente, do que elas receberão em caráter definitivo”, explica a especialista em Direito Previdenciário, Geissa Cavalcante.
Segundo a especialista, o auxílio recebido funcionou como um adiantamento, e deve ser descontado de uma só vez.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…