81
Você sabia que existem períodos de contribuição diferenciados para aqueles trabalhadores cuja atividade está exposta à agentes nocivos à saúde?
Este é o caso de vários trabalhadores de indústrias metalúrgicas e têxteis, empresas de tinturaria, marceneiros, enfermeiros, médicos, dentistas, frentistas, mineiros, entre outros.
Nestes casos e em muitos outros, o que determina qual será o tempo de contribuição é o agente agressivo ao qual o trabalhador está exposto, pois poderá ser enquadrado em 15 anos, 20 anos ou 25 anos de contribuição.
Alguns exemplos de agentes agressivos são o frio, o calor, ruído, agentes biológicos, produtos químicos, entre outros apresentados pela lei.
Para ter direito a esta aposentadoria, o trabalhador deve ter exercido durante todo o período (15, 20 ou 25 anos), atividade que estivesse continuamente e de forma ininterrupta, exposta aos agentes agressivos.
É importante estar atento ao fato de que é preciso comprovar a exposição a esses agentes, e essa comprovação é feita através de um documento chamado “Perfil Profissiográfico Previdenciário”, o famoso “PPP”.
É neste documento que estão todas as informações sobre a atividade desenvolvida pelo empregado, os agentes a que está exposto, os períodos, e demais informações. E também é esse documento que o servidor do INSS irá pedir quando você solicitar sua aposentadoria.
Para obter o PPP é preciso solicitar à empresa empregadora em que você trabalha ou trabalhou de todos os anos em que ficou exposto aos agentes agressivos!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp