Designed by HSSstudio / shutterstock
Após trabalhar por anos a fio, o cidadão solicita a tão almejada aposentadoria. Nada mais justo uma vez que suou para isso. Ter uma velhice mais tranquila e poder usufruir o período de descanso com a família ou conhecer novos lugares são direitos inerentes a quem deu batalhou tanto.
Mas qual não é a surpresa ao saber que a aposentadoria é negada pelo INSS. Afinal, você tem a certeza de que preencheu todos os requisitos, o tempo de contribuição está correto e a sua documentação entregue sem nada faltar.
Essa situação ocorre frequentemente com milhares de cidadãos brasileiros. Por isso vamos dar algumas explicações e como proceder nesses casos. Acompanhe.
A seguir vamos explicar as principais razões para o INSS ter dito “não” para sua solicitação:
Dependendo do tipo de aposentadoria, são exigidos documentos específicos como por exemplo laudos médicos, PPP, Carteira profissional, etc. Verifique no INSS quais os documentos exigidos e se nada está faltando. Verifique também o processo administrativo pelos menos uma vez por semana para confirmar se houve alguma exigência do INSS pedindo mais documentos. Muitas aposentadorias são negadas por falta de documentos.
O segurado deve ter certeza da data correta para entrar com a solicitação da aposentadoria para não entrar com o pedido antes da hora. Isso acontece frequentemente com os autônomos e pessoas que trabalharam em regime público e privado durante sua vida. É muito importante o cálculo previdenciário. Se estiver em dúvida, consulte um advogado especialista em direito previdenciário para ajudar.
Uma das providências é entrar com o Recurso Administrativo. Para isso, será necessário baixar o processo administrativo no site MEU INSS. Lá irá constar todo o histórico de seu pedido com documentação e porque a sua aposentadoria foi negada.
É possível entrar com recurso administrativo (que pode ser feito pelo próprio segurado, com prazo de 30 dias a contar da data da notificação com a negativa do INSS). Neste documento é preciso escrever suas razões e recorrer. Contudo, esteja ciente de que esses recursos estão demorando muito para ser julgado.
Um outro caminho é entrar com Processo judicial. Neste caso, um advogado especialista previdenciário pode entrar como processo judicial a partir da negativa do INSS, mesmo que você não tenha feito Recurso Administrativo.
O advogado vai refazer os cálculos e buscar a melhor saída. E o judiciário, na maioria das vezes, tem entendimentos mais favoráveis ao segurado que o recurso administrativo e pode ser julgado mais rápido e positivamente.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…
O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…
A temporada do Imposto de Renda (IR) é um período crucial para escritórios contábeis, representando…