Em 2019 ocorreu uma das maiores mudanças relacionadas às regras dos benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que foi justamente a aplicação da Reforma da Previdência.
A Reforma da Previdência foi responsável por mudar praticamente todas as regras relacionadas a todo e qualquer benefício previdenciário.
No caso da aposentadoria, este benefício foi um dos mais afetados pelas novas diretrizes, o que por consequência precisa ser entendido com cuidado para que impactos inesperados no futuro não atrapalhem o seu planejamento.
Mudanças na aposentadoria
Dentre as mudanças trazidas pela Reforma da Previdência na aposentadoria por idade, temos os descontos por conta do tempo de trabalho.
Isso porque agora a remuneração da aposentadoria por idade é de 60% da média dos salários, que se somam a mais 2% para cada ano trabalhador a partir de 20 anos de contribuição para homens e 15 para mulheres.
Resumidamente falando, atualmente, para garantir a aposentadoria por idade basta se encaixar nas seguintes regras:
- Comprovação de, pelo menos, 15 anos de contribuições ao INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) para mulheres, e de 20 anos para homens.
- Idade mínima de 65 anos para os homens, e de 62 anos para as mulheres.
Porém, só consegue se aposentar com 100% do valor das contribuições, o homem que consiga contribuir por 35 anos e mulheres que consigam contribuir por pelo menos 30 anos.
Assim, os trabalhadores precisam se atentar que não basta chegar apenas ao tempo mínimo de contribuição e idade, mas sim, se deve chegar a um tempo muito maior de contribuição para conseguir receber 100% das contribuições.
Sendo assim, o segurado homem que resolver se aposentar com 65 anos de idade e 20 anos de contribuição receberá 60% de suas contribuições, enquanto as mulheres que atingirem os 62 anos de idade e 15 anos de contribuição, também receberão apenas 60% de suas contribuições.
Por fim, vale lembrar que até a vigência da Reforma, em novembro de 2019, a conta do benefício era responsável por excluir os 20% dos mais baixos salários do contribuinte para o cálculo da aposentadoria.
Contudo, após a Reforma, os 100% dos salários que o trabalhador recebeu ao longo da vida entram na conta, assim, caso aconteça grandes variações nos salários recebidos, estas variações causaram impacto no valor da aposentadoria.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp