Aposentadoria por Invalidez - Imagem por @pressfoto / freepik / editado por Jornal Contábil
A aposentadoria por invalidez é um benefício oferecido aos trabalhadores que, por motivos de doença ou acidente, ficaram incapacitados de exercer suas atividades bem como qualquer outro tipo de serviço capaz de lhes garantir sustento.
Porém vale lembrar que as pessoas que se filiarem à previdência já portando a doença ou lesão que garanta o benefício, não têm direito à aposentadoria por invalides.
Somente os casos em que é possível comprovar que a incapacidade é resultado do agravamento da enfermidade terão direito ao benefício.
Para ter direito ao benefício o trabalhador deve ter contribuído para a Previdência por,
no mínimo, 12 meses, nos casos de doença.
No enteando existem exceções, é o caso do trabalhador que sofreu acidente e dos portadores doenças graves previstas em lei. Neste dois casos a carência deixa de ser exigida.
Doenças graves, contagiosas ou incuráveis podem garantir o benefício. Mas de acordo com o disposto no artigo 151 da Lei 8.213/91, essas doenças dispensam você, enquanto segurado da previdência, a cumprir a carência.
Lembrando que podem existir outras que dão direito a aposentadoria.
A aposentadoria por invalidez só é concedida após a realização de perícia médica, confira abaixo como agendar a sua.
Você pode ligar para o número 135 e agendar sua perícia por telefone. Porém a melhor forma é online, através do MEU INSS, que pode ser acessado pelo site ou pelo app.
Ela consiste em um procedimento médico realizado por um profissional da saúde para certificar a existência de doença ou a ocorrência de algum acidente que tenha tornado o trabalhador incapacitado.
O resultado obtido a partir da perícia irá dizer se o trabalhador esta apto a receber o benefício e conforme disposto no artigo 46 do Decreto 3.048/99, o aposentado por invalidez fica obrigado, sob pena de sustação do pagamento do benefício, a submeter-se a exames médico-periciais a cada dois anos, exceto os segurados aposentados em razão do HIV ou os maiores de 60 anos de idade.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…
Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…