Chamadas

Aposentadoria por Invalidez: Dona de casa com fibromialgia terá direito ao benefício

A aposentadoria por invalidez é um benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, conforme a avaliação da perícia médica do INSS.

Nem sempre todas as doenças dão direito ao benefício. Por isso no Rio Grande do Sul, foi parar na Justiça o pedido de uma dona de casa que sofre de fibromialgia e depressão. Através da justiça ela conseguiu o auxílio-doença, com conversão em aposentadoria por Invalidez, sendo determinado pela 6.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região.

O auxílio-doença concedido para ela foi pago até o ano de 2017, quando o INSS suspendeu o pagamento depois de uma realização de perícia médica que indicava que a incapacidade laborativa não existia. Porém, em fevereiro de 2021, ela resolveu entrar na Justiça para ter novamente direito ao auxílio-doença ou a concessão de aposentadoria por invalidez, aproveitando também para exigir indenização e danos morais.

Mas, para a sua surpresa, a 3.ª Vara Federal de Canoas, baseando-se no laudo médico pericial, negou o seu pedido.

Segundo a dona de casa, o motivo de pedir o benefício, está no fato da fibromialgia lhe causar dores no corpo e fadiga excessiva, o que lhe causou um quadro de ansiedade e depressão.

O juiz relator do caso no TRF-4, Julio Guilherme Berezoski Schattschneider, resolveu considerar um estudo da Sociedade Brasileira de Reumatologia, que diz que as pessoas que sofrem desta doença estão sujeitos a limitações e até mesmo incapacidade temporária.

Sendo assim, o magistrado deu a seguinte sentença “Considerando o acerbo probatório e as condições pessoais da parte autora, permitido concluir que existia incapacidade da segurada quando da alta previdenciária”.

Foi restabelecido pela corte à dona casa o auxílio contando a partir da data da alta previdenciária e a conversão em aposentadoria por invalidez a partir da data do julgamento.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada principalmente por dor crônica e generalizada no corpo que dura pelo menos três meses. Esses desconfortos podem surgir sem motivo aparente, ou serem uma reação exagerada a algum acontecimento.

Como é feito o tratamento

O tratamento poderá ser feito com antidepressivos que aumentam a concentração de alguns neurotransmissores, como a serotonina, o que ajuda no controle da dor, e relaxantes musculares, que aliviam a rigidez muscular, facilitando o relaxamento do corpo e ajudando no alívio da dor.

Depressão

A pessoa que sofre com fibromialgia sente dores generalizadas no corpo, que causam fadiga, perda do sono e até mesmo problemas de memória.

A pessoa acaba se acostumando a conviver com a doença, além de ter de suportar o cansaço. Geralmente tal atitude acaba levando a um quadro de depressão.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

IR 2025: qual a diferença entre dependente e alimentando?

A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…

26 minutos ago

Golpes tributários: o risco das restituições indevidas no Simples Nacional

Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…

48 minutos ago

INSS: extrato para declaração do IR 2025 já disponível

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…

1 hora ago

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

2 horas ago

Ser MEI vale a pena? Entenda como funciona e aproveite todos os benefícios!

O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…

2 horas ago

Feirão Limpa Nome chega a todas as agências dos Correios para renegociar dívidas

A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…

3 horas ago