INSS - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles / Editado por Jornal Contábil
A Reforma da Previdência que entrou em vigor em 13 de novembro de 2019, alterou várias regras dos benefícios concedidos pelo INSS , com a aposentadoria não foi diferente.
Um erro no cálculo do benefício pode prejudicar bastante o segurado, por isso preparamos esse artigo para esclarecer alguns pontos e evitar que falhas aconteçam.
Acompanhe a seguir as principais falhas no cálculo do benefício:
O cálculo do benefício é baseado nas informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), mas em grande parte das vezes essas informações estão desatualizadas ou incorretas. Quando isso acontece, o segurado pode atualizar os dados, através do site Meu INSS.
O segurado que quer evitar falhas no cálculo do seu benefício, precisa verificar se todas as informações da carteira de trabalho estão legíveis e se o documento está em bom estado.
Importante: Se houver algum tipo de rasura nas datas de admissão ou demissão, o tempo de arrecadação considerado pelo INSS poderá ser diferente do tempo calculado pelo segurado. Assim, a autarquia pode compreender que o contribuinte não cumpriu o tempo necessário para a solicitação do benefício.
Como o segurado pode evitar esse transtorno?
O contribuinte pode evitar esse tipo de problema comprovando os vínculos de emprego, apresentando os contracheques e documentos de admissão e demissão.
Quando falamos em planejamento previdenciário, muitas pessoas acham que é algo supérfluo; mas ele é a forma correta de assegurar a aposentadoria.
Uma dica importante para evitar esse problema é anotar tudo, conferir o valor total das arrecadações realizadas e quanto tempo falta para conseguir a aposentadoria.
Vale ressaltar, que o auxílio de um advogado especialista na área torna esse processo muito mais simples.
Contribuir de forma errada pode fazer com que o segurado gaste além do necessário. Para evitar esse tipo de dor de cabeça, o indicado é fazer simulações do benefício. Assim, será mais fácil garantir a aposentadoria mais vantajosa, que atendenda às suas necessidades.
A Previdência Social, assim como tudo na vida, está sujeita a erros. Essa falha pode ser evitada com a confirmação da aposentadoria concedida.
Vale lembrar, que é muito importante que o segurado acompanhe cada detalhe do processo de concessão do benefício e reveja algumas questões, como: erros de cálculo; arrecadações não registradas; atividades não reconhecidas; verbas trabalhistas não incluídas.
Quando isso acontece o contribuinte pode pedir uma revisão do benefício.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…