Chamadas

Aposentadorias do INSS que você pode solicitar em 2021

A Reforma da Previdência trouxe várias mudanças para quem deseja se aposentar, no artigo de hoje falaremos sobre algumas aposentadorias que você pode solicitar em 2021. 

Aposentadorias

Atualmente, o INSS concede as seguintes aposentadorias àqueles que atenderem aos critérios estabelecidos por lei. São elas: 

  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria por Idade Rural;
  • Aposentadoria por Idade Urbana;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição do professor;
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição (para segurados incluídos na regra de transição);
  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade;
  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição;
  • Aposentadoria especial por tempo de contribuição;

Vamos falar um pouco mais sobre algumas das aposentadorias mencionadas na lista acima.

Aposentadoria por tempo de contribuição

A mais popular entre os brasileiros, a aposentadoria por tempo de contribuição é a mais simples de se entender. 

Ressaltando que ela é destinada aos segurados do INSS, e nela o que é decisivo para se ter direito é o tempo em que o segurado contribuiu para o Instituto Nacional do Seguro Social.

É preciso que o trabalhador que comprove o tempo mínimo de contribuição sendo:

  • Homem — 35 anos
  • Mulher — 30 anos

Caso não haja o tempo total até 13 de novembro de 2019, conforme a reforma previdenciária, o INSS analisará a possibilidade de adotar a regra de transição mais favorável.

Aposentadoria Por Pontos

Nesta categoria de aposentadoria são dois os principais requisitos sendo a idade do segurado e o tempo de contribuição que é o mesmo da aposentadoria por tempo de contribuição, ou seja, 35 anos de contribuições para os homens e 30 anos da mulher, que é somado com a idade do segurado. 

Portanto, o direito de determinar essa categoria de aposentadoria é a soma do tempo de pagamento e da idade do contribuinte.

O plano de reforma previdenciária determinou que o padrão de pontos aumentará 1 ponto a cada ano até que os homens atinjam 105 pontos e as mulheres 100 pontos em 2033.

Designed by @freepik / freepik

Aposentadoria Especial por tempo de Contribuição

A aposentadoria especial é um benefício de direito do segurado do INSS que é concedido aos cidadãos que estão expostos a substâncias nocivas à saúde (como calor ou ruído) de forma contínua e  de exposição que excedem os limites estabelecidos pela legislação.

Após completar 25, 20 ou 15 anos de contribuição, é possível se aposentar, dependendo das substâncias nocivas, é necessário que o cidadão tenha efetivamente trabalhado por, no mínimo, 180 meses nesse período. Períodos de auxílio-doença, por exemplo, não são considerados para cumprir este requisito.

Para se inscrever para este benefício, você deve escolher a opção de aposentadoria por tempo de contribuição ao realizar seu agendamento. 

O cidadão que vai requerer este benefício deve possuir os seguintes requisitos: 

  • Tempo total de contribuição  de 25, 20 ou 15 anos, conforme o caso, exposto aos agentes nocivos especificados em lei.
  • A exposição deve ser contínua e ininterrupta durante a jornada de trabalho. Mínimo de 180 meses de efetiva atividade, para fins de carência.

Aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade é um benefício de direito do segurado do INSS que comprove a carência mínima de 180 contribuições, tenha 15 anos de tempo de contribuição, tenha a idade mínima de 65 anos, se homem, ou a partir de 60 anos, se mulher.

Nesta categoria de aposentadoria, é necessário além de atingir a idade mínima necessária, é solicitado cumprir outros requisitos. 

Conforme o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a idade para que o segurado possa pedir a aposentadoria é de 65 anos para homens e 60 para mulheres, como já mencionei anteriormente, entretanto, isso vale apenas para os trabalhadores que tenham completado até 2019, no caso das mulheres, pois após a reforma a idade estabelecida é de 62 anos de idade para as mulheres e os homens se mantêm com 65 anos idade para recebimento do benefício.

Como mencionado anteriormente existe mais um requisito além da idade, é preciso também que o tempo de contribuição seja de no mínimo 15 anos. 

Entretanto, na situação dos homens após a Reforma foi determinado que esse tempo precisa ser de no mínimo de 20 anos. 

Ressaltando que a contribuição pode ter sido recolhida por meio do registro CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) ou como autônomo que faz o pagamento mensal à Previdência Social.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

10 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

13 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

20 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

20 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

20 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

20 horas ago