Chamadas

Aposentados e pensionistas podem ter direito a R$ 2 bilhões em atrasados

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganharam ações na Justiça contra o Instituto vão receber em abril, algo em torno de 1,9 bilhão e RPVs (Requisições de Pequeno Valor). Cerca de 122,4 mil segurados devem ter acesso ao dinheiro neste lote mensal.

Vão ter direito a um RPV (atrasados no máximo de 60 salários mínimos), ação já concluída pela Justiça. Neste ano está previsto um valor de R$ 72.720.

Segundo informações, ao todo, quase 96,5 mil processos são relacionados  a benefícios pagos pelo o INSS, ou benefícios assistenciais, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Nesta conta também estão os pedidos de revisão  e de auxílio-doença do INSS.

Como é realizado o pagamento dos atrasados?

A Justiça, mensalmente paga os atrasados no valor de até 60 salários mínimos, conhecido como RPVs (Requisições de Pequeno Valor). O valor é liberado quando o juiz emite uma ordem de pagamento.

Desta forma, quando um segurado ganha uma ação contra o INSS na Justiça, referente a um processo de revisão ou concessão de benefício, passam a ter acesso aos atrasados, que representam as diferenças devidas no decorrer do tempo que tiveram que esperar durante anos anteriores pela vitória na Justiça.

Quando será pago?

O cronograma é organizado pelos TRFs (Tribunais Regionais Federais) para a liberação do depósito dos recursos financeiros. Para você saber quando o seu dinheiro será liberado para ser sacado, precisa realizar uma consulta de RPVs disponível no Portal do Tribunal Regional Federal responsável.

Ao entrar no Portal, você deve fornecer o número do processo, nome do advogado responsável, número da RPV e outros dados que serão questionados conforme o TRF da sua região.

Para os aposentados que têm direito a valores acima de 60 salários mínimos, o valor será pago através de precatórios. Neste caso, as regras são bem diferentes para a liberação do dinheiro.

Para saber se seu nome está na lista de pagamento, entre no site do TRF, responsável pela a ação, para fazer uma consulta.

Os Tribunais Regionais Federais são divididos em 5 regiões, suas sedes estão localizadas em Brasília (TRF 1ª Região), Rio de Janeiro (TRF 2ª Região), São Paulo (TRF 3ª Região), Porto Alegre (TRF 4ª Região) e Recife (TRF 5ª Região).

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

1 hora ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

2 horas ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

6 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

6 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

7 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

9 horas ago