News Yahoo

Aposentados no exterior: Consegue barrar desconto de imposto de renda

Os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que residem fora do Brasil estão conseguindo barrar, na justiça, o desconto de 25% de Imposto de Renda sobre os benefícios previdenciários. A cobrança ocorre devido a uma interpretação da Lei 9.779/99. 

Porém, após inúmeros recursos por parte dos aposentados, a maioria dos Tribunais Regionais Federais já vem entendendo que a cobrança prevista na Lei 13.315/2015 é inconstitucional

[banner-rotativo]

De acordo com a advogada Fátima Domeneghetti, que é especialista em Direito Previdenciário, Direito Previdenciário Internacional e Direito do Servidor Público, os tribunais apontam que tal legislação não respeita os princípios da isonomia entre os contribuintes, progressividade do Imposto de Renda e da garantia da não confiscatoriedade.

“Até mesmo os aposentados que recebem atualmente o benefício no valor de um salário mínimo (R$ 998,00) estão sendo obrigados a pagar 25% de imposto de renda pelo simples fato de residirem fora do país, o que fere de morte o princípio da progressividade, pois não respeita a capacidade contributiva do contribuinte. Para barrar o desconto é preciso entrar com uma ação”, explica Fátima.

A advogada aponta ainda que, desta forma, os aposentados estão conseguindo afastar esta tributação desigual e aplicar a faixa progressiva mensal do Imposto de Renda ao invés da alíquota fixa de 25%.

Cabe esclarecer que ainda não há um posicionamento por parte das Cortes de Justiça do Brasil sobre a cobrança, por isso, é muito importante que os aposentados que residem no exterior fiquem atentos a essas retenções de Imposto de Renda e busquem seus direitos junto a advogados especializados. 

Fátima Domeneghetti é advogada especialista em Direito Previdenciário, Direito Previdenciário Internacional e Direito do Servidor Público.

Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

13 minutos ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

2 horas ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

3 horas ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

7 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

7 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

8 horas ago