A previdência brasileira está passando por ajustes que deixaram milhões de brasileiros insatisfeitos recentemente. O governo de Michel Temer tenta aprovar desesperadamente a reforma no setor que poderá significar grandes perdas para os trabalhadores que passaram anos contribuindo com a previdência social, e muitos apontam para um desmonte total do programa. Antes que ela seja aprovada, alguns benefícios podem estar com os cálculos errados e existem pessoas ganhando menos do que deveriam ganhar da Previdência Social. Essa regra vale para aqueles que se aposentaram recentemente e tiveram algum tipo de desconto no valor do benefício. Para saber como isso funciona, é simples, pois o fator previdenciário, que dá margem para esse erro, entrou em vigor recentemente, e, por isso, muitos aposentados podem rever os seus benefícios.
Existem casos em que o valor da diferença pode chegar até a R$ 1,5 mil, após o erro da previdência social não utilizar o fator previdenciário conhecido como 85/95. Este fator consiste em uma pontuação em que os beneficiários podem ter direito a sua aposentadoria integral, sem sofrer perdas como pode ter acontecido com milhares que se aposentaram de 2015 a 2017. Esses benefícios poderão ser revisados a qualquer momento, e somente aqueles que perceberam que o valor da aposentadoria é inferior ao valor que ele contribuiu por toda a vida é que possuem direito à revisão.
É importante notar se na carta recebida pelo beneficiário, que garantiu a sua aposentadoria, não consta o fator previdenciário 85/95.
Esse fator é uma pontuação que consiste na avaliação dos anos de contribuição e da idade de aposentadoria do beneficiário. Para mulheres, a pontuação pode chegar até 85 e para os homens 95. Isso garante uma integralidade do benefício para milhares de pessoas que não sabiam que poderiam ter uma revisão de sua aposentadoria.
Para revisar o benefício que poderá ter um erro, o beneficiário poderá procurar a Previdência Social munido de todos os documentos que comprovem que o benefício pode estar errado. A reforma da previdência acabará com a fórmula que garante a revisão do benefício, por isso é importante rever essa questão antes que a mudança na lei seja votada. O beneficiário tem até dez anos depois de se aposentar para garantir a mudança do valor do pagamento da aposentadoria. Via Portal Mix Vale
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…