Photo by @freepik / freepik
Diante dos impactos da pandemia da Covid-19 com as recomendações de distanciamento e isolamento social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu as prova de vida.
Sendo assim, tanto este, como diversos outros procedimentos também foram adiados e os benefícios assegurados, pelo menos até este mês de outubro.
O instituto ainda não demonstrou a intenção de prorrogar a exigência do exame por mais tempo.
Portanto, considerando que os serviços de perícia médica já foram liberados, os beneficiários precisam se atentar quanto à necessidade de se dirigir à uma das unidades da Previdência Social para efetuarem o processo comprobatório.
Na oportunidade, o INSS ainda informou que, aqueles aposentados e pensionistas que não realizar o exame que comprova as circunstâncias concessoras do benefício há mais de um ano, poderão ter o recurso suspenso.
Além disso, após o período de seis meses o pagamento será interrompido.
Neste sentido, os beneficiários que recebem o seguro através de conta poupança, conta-corrente ou cartão magnético deverão comprovar anualmente as condições de vida.
Cabe destacar que os agendamentos para a prova de vida também estão disponíveis pela internet, mediante o portal ou aplicativo Meu INSS.
Na ocasião, a advogada especialista em direito previdenciário, Amanda dos Reis Melo, em entrevista ao Metrópoles disse que, “se a pessoa não fez a prova de vida até agora e, a próxima competência para receber é após outubro, provavelmente o pagamento será suspenso a partir do próximo mês”.
A advogada ainda destacou que os benefícios dos segurados poderão ser suspensos a partir do mês de novembro, caso os contemplados não realizem o agendamento nem a prova de vida e si.
De acordo com o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBPD), Alexandre Triches, o instituto também tem realizado o procedimento perante o formato virtual, o que também tem facilitado muito tanto na demanda quanto no deslocamento dos beneficiários, especialmente por serem do grupo de risco da Covid-19.
QUERO TER UM CARTÃO DE CRÉDITO
Há algumas semanas o INSS deu início a um projeto piloto visando promover a prova de vida através de biometria facial.
Neste sentido, a entidade selecionou 500 mil segurados para realizarem o teste.
Portanto, aqueles que executarem a prova neste formato e tiveram o resultado efetivado, não precisarão se dirigir até uma das agências.
O segurado será guiado pelo aplicativo Meu INSS a centralizar o rosto, bem como, virá-lo para a esquerda e para a direita, fechar os olhos, sorrir, virar novamente o rosto e capturar a biometria através da foto.
A realização destes passos permitirá a confirmação de que o cidadão está vivo.
Caso a biometria do beneficiário seja validada pelo TSE, será necessário informar o número do título de eleitor.
No caso do Denatran, será preciso informar a data de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Concluídas estas duas etapas, o aplicativo irá indicar se a pessoa que realizou o processo realmente é aquela que informou o cpf no ato de cadastramento.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laura Alvarenga
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…