Imagem: senivpetro / freepik
A indústria automotiva global está passando por uma transformação significativa com a crescente adoção de veículos elétricos (EVs). No entanto, essa transição não está isenta de desafios, especialmente no que diz respeito à lucratividade. A Ford, uma das montadoras mais tradicionais dos Estados Unidos, enfrenta um cenário complexo ao tentar equilibrar o investimento em novas tecnologias com a necessidade de gerar retorno financeiro.
A Ford tem investido pesadamente em sua divisão de veículos elétricos, a Model e, mas os resultados financeiros ainda não são os esperados. No último relatório financeiro de 2024, a empresa reportou um prejuízo de US$ 5,1 bilhões no EBIT (lucro antes de juros e impostos). Para 2025, a previsão é de perdas ainda maiores, entre US$ 5 bilhões e US$ 5,5 bilhões.
Ano | Prejuízo (EBIT) |
---|---|
2024 | US$ 5,1 bilhões |
2025 (previsão) | US$ 5 bilhões – US$ 5,5 bilhões |
Apesar dos números negativos, a Ford mantém o otimismo, justificando as perdas como parte de um investimento estratégico em tecnologias elétricas. A empresa também anunciou uma redução de custos de US$ 1,4 bilhão no ano anterior, o que demonstra um esforço para otimizar suas operações.
Embora os resultados financeiros não sejam animadores, a Ford tem motivos para comemorar no que diz respeito ao volume de vendas de veículos eletrificados. Em 2024, a montadora registrou um aumento de 34,8% nas vendas de EVs nos Estados Unidos, totalizando 97.865 unidades. Os veículos híbridos também apresentaram um crescimento significativo de 40,1%, com 187.426 unidades vendidas.
Tipo de Veículo | Vendas em 2024 | Crescimento em relação a 2023 |
---|---|---|
EVs | 97.865 unidades | 34,8% |
Híbridos | 187.426 unidades | 40,1% |
No entanto, os modelos a gasolina ainda dominam o mercado, com vendas de 1.793.541 unidades em 2024, um leve aumento de 0,2% em relação ao ano anterior.
O CEO da Ford, Jim Farley, reconheceu que os veículos elétricos de grande porte enfrentam desafios significativos, incluindo a dificuldade de garantir uma autonomia adequada para reboque devido ao tamanho excessivo das baterias necessárias.
Diante desse cenário, a Ford tem adotado uma série de estratégias para se manter competitiva no mercado de EVs. A empresa adiou o lançamento de sua nova picape elétrica para o final de 2027 e está trabalhando no desenvolvimento de uma nova plataforma de baixo custo para EVs menores e mais acessíveis. Além disso, a Ford está investindo em veículos elétricos de alcance estendido (EREVs), que utilizam um motor a gasolina como gerador para carregar as baterias.
A Ford também tem sido cautelosa em relação a novos projetos, cancelando o lançamento de um SUV elétrico de três fileiras após concluir que os números não eram favoráveis. Essa decisão gerou um custo estimado de US$ 1,9 bilhão para a empresa.
O diretor financeiro da Ford, John Lawler, explicou que a decisão de cancelar o SUV elétrico foi motivada por fatores como concorrência e estrutura de custos, e que não seria viável lançar um veículo com lucratividade garantida nos primeiros doze meses.
Apesar dos desafios, a Ford continua comprometida com a eletrificação de sua linha de veículos. A empresa está investindo em novas plataformas que suportarão tanto motores convencionais quanto elétricos, o que permitirá uma maior flexibilidade para responder às mudanças nas demandas do mercado.
No entanto, a Ford terá que superar os desafios de custo e desenvolver modelos elétricos competitivos para garantir seu espaço no mercado nos próximos anos.
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