Fonte: Google
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para melhorar seu antedimento, passou em 2017, a realizar agendamentos e pedidos de benefícios por meio do aplicativo “Meu INSS”.
Em 2020, a pandemia do novo coronavírus obrigou o Instituto melhorar o seu app, já que as pessoas não estavam podendo sair de casa, por tinham que cumprir o isolamento social. Evitando aglomerações.
Muitos serviços foram suspensos, inclusive o INSS fechou suas agências temporariamente. Muitos dos serviços presenciais acabaram suspensos ou limitados.
O que levou os segurados a usarem o aplicativo “Meu INSS” para solicitar algum serviço.
Ele dará acesso a você a todos os serviços prestados pelo INSS. Entre eles, a possibilidade de revisão de benefícios e de auxílio doença.
O aplicativo permite conferir chamadas e informações da sua via de trabalho. Sendo possível conferir contribuições previdenciárias e todos os períodos já trabalhados durante sua carreira profissional.
Quando você entra na página principal do aplicativo Meu INSS, o sistema pedirá que você faça o cadastro. Onde será informado seus dados pessoais e clicar em “cadastra senha”.
Em seguida, preencha os dados necessários e selecione o ícone “continuar”.
Você também poderá consultar serviços e obter mais detalhes sobre sua situação no próprio site do MEU INSS. Se preferir poderá usar a central telefônica de atendimento do INSS, ligando para o 135 (ligação grátis).
Aposentadoria por idade, revisão de benefícios, aposentadoria por tempo de contribuição, extrato previdenciário, consulta de declaração (nada consta) e pensão por morte rural e urbana. No app você também poderá fazer uma simulação de tempo de contribuição, atualizar seus dados, conferir status do auxílio-doença, tirar extrato de Imposto de Renda, obter resultado da perícia médica e outros serviços.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
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