A plataforma MEU INSS oferece uma gama de serviços para segurados e beneficiários do INSS, como aposentados e pensionistas.
Uma nova versão do aplicativo Meu INSS acaba de chegar e está chegando às plataformas do Android e iOS. Desta vez, o principal canal de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social traz uma grande novidade: o começo do uso de Inteligência Artificial (IA).
A ideia é utilizar essa tecnologia para ampliar a personalização para cada beneficiário, com apresentação dos serviços mais indicados de acordo com o seu tipo de perfil.
Além disso, o layout do Meu INSS ficou mais didático e acessível, com maior interatividade e com linguagem simplificada para facilitar toda a navegação pelos cidadãos.
A plataforma Meu INSS (aplicativo e site) conta com quase 84 milhões de acessos mensais e se consolidou como o principal canal para levar serviços e informações gratuitamente aos usuários.
Entre os mais procurados estão: acompanhamento de processos, entrada em requerimentos, extrato de pagamento, bloqueio/desbloqueio de consignado, emissão da carteira virtual do beneficiário, entre outros.
Para repaginar o Meu INSS ocorreram muitos estudos e testes diretamente com os cidadãos, especialmente, para testar a chamada “usabilidade e acessibilidade” desse importante canal de atendimento do INSS.
Leia também:
- O que é DET, quais os benefícios e quem precisa atualizar?
- MEI: quanto custa contratar um funcionário em 2025?
- Quando o trabalhador tem direito a ajuda de custo?
- Demonstrações contábeis: o que é preciso saber?
- Recepção da ECD terá indisponibilidade temporária
Personalização
Inicialmente, já é possível personalizar o app, escolhendo o tamanho da fonte, nome de exibição e outras preferências da pessoa. Os últimos pedidos de benefícios também ficam em destaque logo na abertura, assim como pedidos pendentes. Mas ainda é possível fazer buscas.
Outra melhoria importante é que os últimos pedidos e benefícios realizados passaram a ficar em destaque na página inicial, facilitando o acesso. Além disso, os requerimentos com pendências, como documentos ou informações necessárias para dar continuidade ao processo, também são destacados para maior transparência.
A IA entra na hora de fazer novos pedidos, recomendando os novos serviços disponíveis, de acordo com o perfil do segurado.

Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp