Connect with us

Chamadas

Aprenda como calcular comissão de vendas da sua loja

Published

on

A comissão de vendas é um dos métodos mais conhecidos que a gestão de pessoas usa para motivar os colaboradores. A estratégia estimula o aumento do número de vendas por meio de um sistema de recompensa que costuma funcionar com efetividade.

A comissão de vendas faz com que os colaboradores se sintam realmente parte da empresa, afinal, na medida que a empresa lucra, eles também lucram.

Por isso a técnica é tão aplicada. Ela funciona e mantém os dois elos principais da cadeia de uma loja contentes e satisfeitos: tanto os sócios da empresa, que vêem o lucro e as vendas subirem e os colaboradores que vêem o seu salário ficar maior no começo do mês.

Apesar de ser uma prática tão comum, nem todos os lojistas ou empresários, independente do ramo em que atuam, sabem muito bem como fazer o cálculo de comissão de vendas. Isso porque, não existe um cálculo específico.

Como existem diversas maneiras de se comissionar um colaborador, também existem diversas maneiras de se calcular o valor da comissão de vendas.

Advertisement
publicidade

Tipos de comissão de vendas

Como dissemos acima, existem diversos modos de se fazer o pagamento de comissão de vendas aos seus colaboradores. Todas elas, na sua própria forma, trazem benefícios para a empresa e para os funcionários, de modo a deixar todos satisfeitos. Apesar disso, cada um desses modos de comissão de vendas é indicado para um tipo de negócio ou para um tipo de serviço prestado. Vamos conhecer os tipos de comissão de vendas mais utilizados:

  • Comissão por venda

É o método mais simples e, também, o mais utilizado. Isso porque, por ser bastante simplificado, esse sistema é de fácil aplicação e tem regras facilmente entendidas pelos colaboradores. Nesse tipo de comissionamento, uma porcentagem fixa do valor de preço de cada venda é destinado ao colaborador ao final do mês. Esses valores também podem ir para o bolso do funcionário ao final de cada semana ou, mesmo, no período estabelecido entre ele e o patrão.

É bastante usado, nesse método, a prática do aumento gradual de comissão, onde a porcentagem de comissão por cada item vendido sobe de acordo com a quantidade vendida ou com o valor total vendido.

Por exemplo: se um funcionário fizer até R$ 4 mil ele recebe 2,5% de comissão. Caso suas vendas ultrapassem esse valor, a sua comissão por vendas sobre para 4%.

A principal característica desse método de comissionamento por vendas é que os colaboradores não perdem a motivação pois, quanto mais venderem, mais comissão eles vão receber.

Vale dizer que junto com todas as práticas de comissionamento você deve oferecer aos seus colaboradores um bom treinamento de vendas, para que eles saibam exatamente como fazer cada uma dessas vendas, sempre atentos à experiência do cliente dentro da loja.

Advertisement
publicidade
  • Comissão de venda por faturamento bruto

Como o nome indica, nesse método de comissão de vendas o valor que o colaborador vai receber de comissão leva em conta o faturamento bruto total da empresa. Nesse caso, são somados os valores de todas as vendas feitas pela empresa no mês anterior, sem retirar os custos. Depois disso, uma porcentagem desse valor é distribuída igualmente entre os colaboradores. Geralmente, por se tratar do lucro bruto da empresa, o valor da comissão de vendas nessa prática, é menor do que nos outros modelos de comissionamento.

  • Comissão por faturamento bruto

A comissão por faturamento bruto, como o nome já diz, leva em consideração toda a receita bruta da empresa. Nesta modalidade, todas as vendas do mês anterior contam para a comissão, sem retirar os custos, que então é distribuída igualmente entre todos os vendedores. Neste caso, o percentual da comissão costuma ser um pouco mais baixo, por se tratar do faturamento bruto da empresa.

Por exemplo: no mês de agosto, a sua empresa vendeu R$ 150 mil em mercadorias.

Junto com seus sócios, você estipulou que o comissionamento fixo de seus funcionários é de 0,5%. Levando esses números em conta, no mês de setembro a comissão de vendas que seus colaboradores devem receber é de R$ 750 reais.

Nesse método, também podem ser estipuladas metas ou aumentar a comissão de acordo com o desempenho de cada funcionário. Isso estimula a equipe a vender sempre mais.

Você deve se lembrar, independente do método de comissionamento, que as suas vendas, o tratamento que seus vendedores dão aos clientes e o tratamento que você dá aos seus colaboradores devem sempre estar alinhados com a missão visão e valores da sua empresa.

  • Comissão de vendas por margem de lucro

Esse método de comissão é um dos menos utilizados por ser um pouco mais complexo de se calcular.

Ao contrário do método de comissão por lucro bruto, esse método leva em conta a margem de lucro da empresa para comissionar os colaboradores.

Advertisement
publicidade

Por levar em conta somente esse rendimento, esse tipo de comissionamento exige que o fluxo de caixa da empresa esteja sempre em dia e atualizado.

Isso porque, é depois de feitos todos os cálculos relativos ao caixa e de apuradas todas as despesas para apurar o lucro, que é feito, então o cálculo do valor que vai ser a comissão.

Esse método funciona como uma espécie de participação nos resultados e, se você analisar bem, é mesmo.

Por todos esses detalhes que envolvem esse método de comissão de vendas, o processo deve ser completamente transparente entre os empresários e seus colaboradores.

  • Comissão de vendas com percentuais diferentes

Nessa prática de comissionamento de vendas são atribuídas porcentagens diferentes de comissão para cada produto vendido.

Desta maneira, os colaboradores se sentem instigados a vender produtos que tenham essa maior porcentagem. Por isso, quando esse método é escolhido, o empresário e seus sócios devem definir porcentagens maiores para produtos que tenham maior qualidade e, quem sabe, mais retorno financeiro. Além de manter seus colaboradores satisfeitos, seus lucros aumentam e o impacto no seu planejamento orçamentário se reflete através da fidelização dos seus clientes.

Advertisement
publicidade

Por exemplo: você pode atribuir uma comissão de vendas de 3% sobre um produto que tem bastante saída e, para produtos que têm pouca saída, você determina uma comissão de 5%.

Com isso, seus colaboradores vão se sentir desafiados a vender exatamente aquele produto que vai trazer um maior retorno para ele. Isso ajuda a não manter produtos parados em seu controle de estoque e aumenta o giro de estoque da sua empresa.

Conteúdo original Quanto Sobra

Chamadas

Hora Extra: Quem Pode Fazer e Quais as Regras?

Veja se qualquer profissão oferece essa possibilidade

Published

on

Seja por conta da alta demanda de trabalho, erros na gestão de tempo ou até mesmo pela vontade dos funcionários em complementar a renda, as horas extras são muito comuns nas empresas. E elas são asseguradas por lei, mas existem regras para isso.

A hora extra é um recurso que a empresa e o trabalhador possuem para possibilitar a extensão esporádica da jornada de trabalho. Algumas empresas tratam esse tema como regra, e outras proíbem totalmente por receio do descontrole financeiro sobre a folha de pagamento. 

Tanto a Constituição Federal quanto às Leis trabalhistas garantem o direito ao empregado, no entanto existem regras e modalidades, bem como o tipo de regime de trabalho e até mesmo características específicas de cada turno. 

Essas diferenças precisam ser de pleno conhecimento do departamento de recursos humanos para auxiliar a empresa e seus funcionários.

Mas toda profissão tem a liberdade de fazer isso? Sim, de modo geral, todo trabalhador possui direito a hora extra. Como seu próprio nome diz, a hora extra, é o tempo trabalhado além da jornada normal de trabalho.

Advertisement
publicidade

Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada normal de trabalho tem uma duração máxima de oito horas diárias, respeitando o limite de 44 horas por semana.

No entanto, apesar de ser um direito da maioria dos trabalhadores, é um equívoco acreditar que todo profissional pode fazer hora extra.

Nesse sentido, é importante esclarecer que existem sim alguns trabalhadores que não possuem direito às horas extras, e é sobre eles que falaremos a partir de agora!

O que é a hora extra?

A hora extra se refere ao tempo adicional que um funcionário trabalha além da sua carga horária diária, estabelecida em seu contrato de trabalho. Ou seja, sempre que a jornada diária do colaborador for ultrapassada, ele terá direito de receber horas extras.

Conforme expresso no artigo 58 da CLT, a jornada de trabalho normal deve ter no máximo, 8 horas diárias e 44 horas semanais. Vale lembrar que existem exceções, mas essa é a carga horária mais comum.

Advertisement
publicidade

Outra questão importante é que a legislação determina que o máximo de tempo que um trabalhador pode cumprir de hora extra são duas horas diárias.

A CLT define, ainda, que o empregador deve pagar um valor adicional por essa hora extra trabalhada. Esse valor, em regra normalmente, corresponde ao valor da hora normal de trabalho acrescido de 50%.

Leia também:

Limite de horas extras por dia

O limite diário de horas extras são 2 horas e não importa o regime de trabalho. Ou seja, se a jornada de um funcionário for de 8 horas, ele poderá somar, no máximo, 10 horas de trabalho. Se forem 6 horas, ele poderá cumprir 8 horas.

Todavia, existem algumas exceções a essa regra. No caso de serviços inadiáveis, aqueles que precisam ser concluídos na mesma jornada de trabalho, sob pena de prejuízos ao empregador, por exemplo, a empresa pode solicitar que o colaborador cumpra até 4 horas extras naquele dia.

Quais trabalhadores não têm direito a hora extra?

É importante esclarecer que mesmo sendo direito da maioria dos trabalhadores, alguns profissionais não possuem direito a hora extra.

Advertisement
publicidade

Nessa regra de trabalhadores que não possuem direito a hora extra, estão os profissionais onde não é possível fixar um horário de trabalho específico. Por exemplo, os vendedores externos.

A regra das horas extras, também costumam não valer para os profissionais que atuam em cargos superiores, como gerentes, diretores ou chefes de departamento.

Essa situação também se estende aos profissionais com cargos hierárquicos mais altos como gestores, coordenadores ou até mesmo da direção, tendo em vista que para esses trabalhadores o regime pode ser diferenciado para cada empresa.

Uma outra situação que merece atenção está relacionada aos trabalhadores em cargos que possuem jornada de trabalho parcial, que normalmente não pode fazer hora extra, dependendo do regime de contratação e do contrato de trabalho.

Outra circunstância em que não se permite a hora extra é no caso de estagiários. O estagiário também não pode ultrapassar 30 horas de trabalho semanal. Caso ocorra com frequência, a empresa poderá sofrer com ação judicial por descumprir a Lei nº 11.788/08, mais conhecida como a Lei do Estágio.

Advertisement
publicidade
Continue Reading

Chamadas

Veja as mudanças na ficha de “outros bens” e direitos do IR 2025

Em 2025, a Receita Federal ajustou e incluiu alguns itens a fim de dar maior transparência nas declarações

Published

on

Com o prazo de entrega das Declarações de Imposto de Renda definido para 17 de março até 30 de maio, o contribuinte deve se preparar para o envio das declarações.

Todavia, a cada ano há sempre algumas alterações e este ano não foi diferente. A Receita Federal anunciou mudanças na ficha de bens e direitos para a declaração deste ano. As atualizações visam tornar a prestação de contas mais transparente possível.

Veja a seguir o que muda na ficha de “outros bens” para não errar na hora de preencher.

O que mudou na ficha de “outros bens” e direitos no IR 2025

Toda atenção na hora do preenchimento nas fichas de bens classificados em ‘outros bens’. Veja o que alterou:

  • Foram criados 6 novos códigos para bens (holding, garagem, leasing…);
  • 13 bens tiveram o nome ajustado para facilitar o entendimento;
  • Foram extintos 3 códigos de bens e direitos;
  • 11 bens passaram a ser exclusivos no Brasil – não pode exterior.

Além disso, houve a exclusão dos seguintes campos na ficha de declaração do IR:

  • Título de eleitor;
  • Consulado/embaixada (quando residente no exterior);
  • Número do recibo da declaração anterior (quando declaração online).

Leia também:

Quem precisa declarar Imposto de Renda 2025?

  • Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 no ano de 2024, como salários, aposentadorias, pensões e aluguéis;
  • Teve receita bruta anual de atividade rural superior a R$ 169.440 ou deseja compensar prejuízos de anos anteriores com a atividade;
  • Possuía bens e direitos acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro de 2024, incluindo imóveis, veículos, investimentos e outros patrimônios;
  • Passou a residir no Brasil em 2024 e permaneceu nessa condição até o final do ano;
  • Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil, como indenizações trabalhistas, doações e rendimentos de caderneta de poupança;
  • Obteve ganho de capital  na venda de bens ou direitos sujeitos à incidência do Imposto de Renda, como imóveis e veículos vendidos com lucro;
  • Realizou operações na Bolsa de Valores com movimentação acima de R$ 40 mil ou teve lucro sujeito à tributação;
  • Optou pela isenção do IR na venda de imóveis residenciais, ao usar o valor da venda para comprar outro imóvel no Brasil dentro do prazo de 180 dias;
  • Declarou bens, direitos e obrigações de uma entidade controlada no exterior, como se fossem de sua titularidade direta;
  • É titular de um trust ou contratos similares regidos por leis estrangeiras;
  • Atualizou o valor de mercado de bens e direitos no exterior, conforme a legislação vigente;
  • Recebeu rendimentos no exterior, como lucros, dividendos e aplicações financeiras;
  • Pagou imposto sobre atualização de bens imóveis em dezembro de 2024.

O que acontece se não declarar Imposto de renda?

Quem tiver a obrigação de declarar e não enviar a documentação dentro do prazo estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido, com acréscimo de juros conforme a taxa Selic.

Por esse motivo, é importante ficar atento ao cronograma e organizar os documentos para evitar problemas com o Fisco.

Advertisement
publicidade
Continue Reading

Chamadas

Preparação para o IRPF 2025: como evitar erros e maximizar benefícios

Visão do especialista, Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Published

on

Com a proximidade do período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, os contribuintes devem se preparar para evitar problemas e, se possível, garantir a restituição o quanto antes. A Receita Federal ainda divulgará as regras oficiais na primeira quinzena de março, mas algumas diretrizes gerais já podem ser observadas para facilitar o processo.

Planejamento e Organização

A organização antecipada da documentação é fundamental para evitar erros e atrasos. Empresas e instituições financeiras já disponibilizaram os informes de rendimento, e os aposentados e pensionistas do INSS podem acessá-los pelo site Meu INSS. Além disso, documentos como recibos de despesas médicas, comprovantes de compra e venda de bens e informes de investimentos devem ser reunidos o quanto antes.
 

Outro ponto importante é manter uma cópia da declaração do ano anterior, que pode agilizar o preenchimento e reduzir as chances de inconsistências. A falta de organização pode levar à omissão de informações, um dos principais motivos para a retenção na malha fiscal.
 

Quem Deve Declarar?

Enquanto os valores oficiais para 2025 ainda não foram divulgados, as regras devem seguir parâmetros semelhantes ao ano anterior. Devem prestar contas ao Fisco aqueles que, em 2024, tiveram:

  • Rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90;
  • Rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200.000,00;
  • Ganho de capital na venda de bens;
  • Operações em bolsa de valores acima de R$ 40.000,00;
  • Bens e direitos superiores a R$ 800.000,00;
  • Receita bruta de atividade rural acima de R$ 153.199,50;
  • Mudança de residência para o Brasil.

Vantagens da Declaração Pré-Preenchida

A declaração pré-preenchida, acessível por meio de conta gov.br de nível prata ou ouro, facilita o processo, reduzindo erros e garantindo maior agilidade. Em 2024, 41% dos contribuintes utilizaram essa ferramenta, que também concede prioridade na restituição. No entanto, é fundamental revisar as informações antes do envio.
 

Malha Fiscal: Principais Motivos de Retenção 

Em 2024, 3,2% das declarações ficaram retidas na malha fiscal. As principais razões foram:

Advertisement
publicidade
  • Deduções indevidas (57,4%), com destaque para despesas médicas (51,6%);
  • Omissão de rendimentos (27,8%).

Portanto, atenção especial deve ser dada às deduções, respeitando os limites estabelecidos: R$ 2.275,08 por dependente e R$ 3.561,50 para educação.
 

Prazo e Prioridade na Restituição

A expectativa é que a entrega da declaração inicie em 17 de março e siga até 31 de maio. Quem entrega mais cedo tem maiores chances de receber a restituição nos primeiros lotes, mas há regras de priorização:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Idosos acima de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Quem optar pela declaração pré-preenchida e restituição via PIX.

Evite Multas e Problemas Fiscais

Atrasar a entrega pode gerar multas de 1% a 20% do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74. Além disso, inconsistências podem levar ao bloqueio do CPF e problemas na regularidade fiscal.
 

A preparação antecipada permite ao contribuinte não apenas evitar erros e penalidades, mas também maximizar os benefícios fiscais. Com organização, uso da declaração pré-preenchida e atenção às deduções permitidas, é possível garantir uma declaração mais segura e tranquila. O planejamento financeiro e fiscal é essencial para um bom relacionamento com o Fisco e para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
 Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)


*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Advertisement
publicidade
Continue Reading

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil