Imagem por @asierromero / freepik
A nota fiscal eletrônica aparece como uma forma de substituir a nota fiscal tradicional, em papel, que, por ser preenchida à mão, pode contabilizar erros de preenchimento e adulterações que podem prejudicar tanto a empresa quanto o consumidor do serviço. Além disso, o papel físico necessita de espaço para arquivamento.
O formato eletrônico existe desde 2006, mas as empresas ainda encontram dúvidas na hora de aderir ao documento digital. Neste artigo, vamos explicar o que é a NF-e e como a emissão da nota fiscal eletrônica é um processo simples e bem menos burocrático.
Criada para registrar as operações comerciais, tanto de produtos quanto de serviços, a nota fiscal serve para o recolhimento de impostos sobre as operações e a validação das negociações entre empresa e cliente. Existem punições legais geradas para companhias que se recusem a emitir o documento, devido ao enquadramento em crimes como a sonegação fiscal. Em contrapartida, os microempreendedores só são obrigados a emitir para pessoas jurídicas ou por exigência do próprio consumidor.
Entre as vantagens encontradas, estão a automatização de processos, a redução do risco de fraudes e erros, o aumento da confiança entre empresa e consumidor, o melhor controle fiscal e financeiro, a facilidade no arquivamento dos documentos, a segurança jurídica e a garantia da prestação de serviços e do fornecimento dos produtos aos clientes, a participação em licitações públicas e o fechamento de negócios com empresas que exijam a emissão do documento.
Existem cinco categorias para a chamada nota fiscal eletrônica:
Agora que você já conhece o papel da NF-e, veja um passo a passo para a emissão do documento fiscal:
Após apresentar os cinco modelos de nota fiscal eletrônica, você descobrirá o tipo de documento que mais se encaixa com os serviços prestados pela sua empresa.
Ao credenciar sua empresa na Secretaria da Fazenda do seu estado ou do seu município, você receberá autorização legal e acesso ao sistema do governo para a emissão de notas fiscais.
O certificado digital entra com o objetivo de garantir autenticidade e integridade aos documentos emitidos em ambiente online. Tal documento serve como uma espécie de carteira de identidade no meio digital.
Um software pode te ajudar a automatizar o processo de emissão, ou seja, o preenchimento será inteiramente feito por uma inteligência artificial, evitando falhas e arquivando os documentos de forma segura.
Antes de todo esse processo atrelado à emissão de notas fiscais, é necessário ter uma boa base e entender tudo sobre a abertura de empresas e o gerenciamento delas. Para isso, é interessante avaliar um curso de administração ou gestão comercial EAD, para que se aprenda o lado técnico.
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