Photo by @freepik / freepik
Se você é segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, por algum motivo, queira mudar o local de recebimento do seu benefício, saia que é possível fazer essa solicitação sem nenhum prejuízo e de forma bem simples.
Isso vale tanto para alteração de agência, quanto para outro banco.
Para te ajudar e entender como funciona, continue acompanhando este artigo e saiba como fazer a mudança de acordo com as suas necessidades.
Vale ressaltar que, para qualquer tipo de alteração é preciso ter em mãos um documento pessoal com foto, seu cartão de recebimento do benefício, além da sua conta atual.
O número do benefício também poderá ser solicitado.
Segundo o INSS, o recebimento de benefício em conta bancária somente é possível se o banco escolhido tiver contrato com o INSS para pagamento de benefícios, além disso, o banco deve estar localizado no mesmo Estado onde se encontra a agência do INSS responsável pela manutenção do benefício.
Para uma nova agência: se você pretende receber no mesmo banco, porém, quer mudar de agência, basta ir até o novo local e pedir que seja feita a transferência;
Novo banco: caso a intenção seja receber em um novo banco, o procedimento é parecido, e o pedido deve ser feito no banco que você escolheu;
Cartão de Benefício: outra possibilidade é transferir o recebimento do benefício da sua conta-corrente ou poupança atual, para o cartão de benefício, porém, essa modalidade é utilizada apenas para pagamentos em débito e se o segurado quiser sacar o benefício.
Neste caso, é preciso fazer a solicitação junto ao INSS, mas para evitar aglomeração nas agências, o serviço pode ser pedido por meio do site ou aplicativo Meu INSS.
Devido à pandemia causada pela covid-19, a plataforma está realizando ainda as alterações que citamos acima, veja as opções:
O calendário de pagamentos não é alterado com a mudança de banco, agência ou cartão de benefício.
Assim, ao concluir a solicitação pelo Meu INSS será registrado o pedido no sistema e você também será informado através do e-mail registrado na plataforma.
O resultado da solicitação poderá ser acompanhado no próprio portal Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.
Assim, o seu benefício será depositado na nova conta ou agência na mesma data de recebimento anterior à mudança.
Se a intenção é abrir uma conta corrente apenas para receber seu benefício, verifique quais são custos, para que você não gaste valores altos com manutenção da conta.
Por isso, o Banco Central recomenda que todos disponibilizem serviços básicos e gratuitos aos seus clientes.
Dentre esses serviços estão: saques em guichê de caixa ou em terminal de autoatendimento; transferências; concessão de folhas de cheque e consulta pelo internet banking.
O mesmo vale para os critérios estabelecidos pelos bancos para a abertura de conta poupança, que possui algumas restrições relacionadas aos saques de valores.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…
Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…
O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…
Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…