Aprenda a evitar e corrigir três erros comuns na área contábil

Redução no pagamento de tributos, pode chegar a mais de 50%

Não há exagero em afirmar que a contabilidade é tão importante para as empresas quanto a medicina é para a saúde das pessoas. A especialidade contribui para que se cumpram as exigências legais e fiscais do País e, quando bem feita, é também fundamental para a tomada de decisões estratégicas.

No entanto, conforme explica Débora Correa, contadora e sócia da Contax Contabilidade e Planejamento Tributário, muitos erros ainda são comuns. E eles podem ser uma das causas pela qual mais de metade das empresas brasileiras fecham após quatro anos. Ela listou os mais comuns:

Falta de planejamento tributário

Débora orienta que o primeiro passo necessário é um bom planejamento tributário. “Saber o modelo de tributação mais indicado para o seu negócio pode trazer uma economia significativa e muitas empresas não tem o suporte necessário para se planejar dessa forma”, explica a contadora. A redução no pagamento de tributos, com as medidas adequadas, pode chegar a mais de 50%, dependendo do caso.

Desorganização

Outro erro comum é a desorganização com os arquivos contábeis e com a agenda de pagamentos. “Muitas empresas atrasam pagamentos por não terem uma agenda organizada. Isso, além de gerar multa, pode ocasionar danos mais severos, como por exemplo, exclusão de parcelamentos, perda de licitação por falta de certidão negativa de débitos, entre outros”, alerta Débora.

Para evitar problemas com a fiscalização, a profissional orienta também a se manter todos os documentos contábeis, como as notas, digitalizados. O lançamento de todas as receitas e despesas da empresa também deve ser feito e documentado corretamente e de forma organizada.

Misturar patrimônio e contas pessoais com as empresariais

Também é comum, principalmente, em empresas familiares de pequeno e médio porte, misturar as finanças pessoais e empresariais. Este é um erro que pode até gerar ao contador uma advertência por parte do Conselho Regional de Contabilidade.

Paraíba Total

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

9 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

12 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

19 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

19 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

19 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

19 horas ago