A Associação Nacional dos Restaurantes (ANR) expressa sua preocupação em relação a determinados pontos do texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma tributária. A ANR argumenta que, caso esses pontos problemáticos sejam aprovados, o Brasil passará a ter a maior carga tributária sobre alimentos do mundo. “Mesmo atualmente, com uma tributação média de alimentos de 23,4% no Brasil, já é mais do que o triplo da média da OCDE (7%)”, afirma.
Leia também: Reforma Tributária Terá Novos Ajustes E Será Votada Hoje (6)
A entidade apoia a simplificação do sistema e a redução dos encargos sobre a folha de pagamento do setor de serviços, o qual é um dos maiores empregadores no Brasil. No entanto, a ANR rejeita o possível aumento da já alta carga tributária brasileira, pois isso limitaria o crescimento do setor de alimentação fora do lar (foodservice), a oferta de empregos e colocaria em risco a sustentabilidade financeira de muitos negócios, conforme explicado por Fernando Blower, diretor executivo da ANR, em um artigo encaminhado ao Broadcast.
No texto, Blower ressalta que a ANR não concorda com a falta de definições em textos infraconstitucionais e a ausência de estudos de impacto, caminhos que estão levando a uma pressa para a aprovação do texto.
Leia também: A Reforma Tributária Poderá Trazer Mudanças Para O Simples Nacional
“Diante das propostas e da pressa do Congresso para a aprovação da Reforma Tributária, a ANR defende um ponto-chave: que a alimentação fora do lar da população brasileira seja tributada de ponta a ponta, ou seja, desde a produção no campo até o consumo nos restaurantes, estando incluída na previsão de redução de 50% sobre a alíquota que venha a ser aprovada”, finaliza Blower.
Por: Gabriel Dau
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…