A implantação do Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) e os desafios para peritos judiciais e outros serviços de auxilio do Juízo será um dos temas apresentados durante o 5º Congresso Nacional de Perícias Judiciais (CONAPE).
Instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução Nº 185, de 18/12/2013, com o objetivo de reduzir custos e tornar a tramitação dos processos no Poder Judiciário mais célere, o PJe já foi implantado por vários Tribunais.
O objetivo é que a primeira e a segunda instâncias da Justiça brasileira utilizem este ambiente virtual como sistema de tramitação processual até o final de 2018. E como devem se preparar os profissionais que atuam nos serviços de auxílio do Juízo?
A resposta para esta pergunta será apresentada pelo perito contador e Grafotécnico Sergio Henrique Miranda de Sousa, do Paraná.
O especialista lembra que hoje em alguns Tribunais de Justiça do Estado, como o do Paraná e de Santa Catarina, e também em Tribunais da Justiça Federal em vários Estados, os Sistemas de Processo Eletrônico já estão consolidados, porém em alguns Estados, como São Paulo, o sistema ainda deixa a desejar.
“Apesar da modernidade verificada na Justiça Estadual e do Trabalho, São Paulo ainda não tem bons sistemas. Os desafios são grandes. E a perícia e demais serviços de auxilio do Juízo precisam se adaptar a este ambiente virtual de trabalho.
Quem não se adaptar, ficará fora do mercado”, comenta Sousa. Segundo o especialista, é essencial conhecer os sistemas, ter bons computadores e programas, e que toda equipe profissional possa trabalhar com segurança e eficiência.
Sousa ressalta que participou das versões anteriores do CONAPE, evento que considera o melhor congresso da área nas Américas, pois já participou de eventos semelhantes em outros países. “A participação no CONAPE para os profissionais da área é essencial, pois permite a aquisição de novos conhecimentos e a troca de experiências”, diz.
Programação abrangente
Com uma programação abrangente, que inclui palestras e painéis de debates que contemplam relevantes temas voltados para os profissionais que atuam em Perícias Judiciais, Extrajudiciais, Arbitragens e Mediações, o 5º C (CONAPE) será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, no Hotel Rio Othon Palace, em Copacabana, na capital fluminense.
O tema do evento é “A Perícia Judicial e Arbitragem no momento atual e o desafio do futuro” e as inscrições estão abertas.
“As palestras e painéis têm como objetivo atualizar o profissional, principalmente no que se refere ao novo Código de Processo Civil, que entra em vigor em 2016, ficando assim o participante do evento mais preparado para o exercício de suas atividades”, explica Jarbas Barsanti, presidente da Comissão Organizadora do Congresso.
No encontro, além das palestras e painéis de debates, será realizada a entrega do Prêmio Contador Hugo Rocha Braga. Tendo como público alvo professores e alunos de cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis, e contabilistas com registro regular no Conselho Regional de Contabilidade, o Prêmio é oferecido pela Associação dos Peritos Judiciais do Estado do Rio de Janeiro (APJERJ).
Maiores informações sobre o 5º CONAPE e inscrições no site do evento: www.congressoconape.com.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…