Novo mundo – a contabilidade do século XXI
Das máquinas de escrever(modernas por sinal), contabilidade feita com gelatina e lançamentos feitos manualmente a contabilidade como outras profissões na era da informação que se iniciou em 2003 passa por grandes mudanças.
Dos famosos guarda-livros aos gestores contábeis.
Ai fica algumas questões:
– Para que serve a informação?
– Informação é sinônimo de conhecimento?
– Ler e tentar assimilar tantas informações nos faz crescer e sermos felizes?
– A sensação de cansaço e a falta de tempo são resultados desta nova era?
A contabilidade começou a 10.000 (dez mil anos) atrás com o homem controlando seus animais com pedras, depois no Egito a 4.400 (quatro mil e quatrocentos anos) os contabilistas faziam parte da corte dos Faraós.
Veio então Frei Lucca Pacciolo com novas mudanças na Itália.
Hoje estamos vivendo a época mais agitada de toda a história da humanidade.
Com a entrada da lei 11.638/07(S.A) estávamos dando início às maiores mudanças em nossa contabilidade e nossa profissão.
O Brasil começa a entrar no cenário de internacionalização da contabilidade nos moldes do IFRS(internacional Financial Reporting Standard), que foi adotada por mais de 100 países em 2005.
Com estas mudanças trarão a todos contabilistas uma maior responsabilidade na aplicação total dos princípios contábeis na elaboração e divulgação das demonstrações contábeis necessárias; uma maior transparência dos informes contábeis para o público em geral.
Mudanças:
– O IFRS no Brasil terá como dificuldades a falta de capacitação dos profissionais que vai exigir uma reformulação do sistema educacional;
– Contabilidade brasileira foi utilizada para atender o fisco e não para os empresários como prega as normas do IFRS;
– Baixo nível do conhecimento do idioma inglês pelos profissionais contábeis, pois mesmos sendo traduzidas as leis pelo CPC(comitê de pronunciamento contábeis) o ideal é conhecer as normas originais(inglês).
– Deverá ter um maior julgamento dos profissionais contábeis que regras rígidas;
– Os empresários vão ter mais reconhecimento aos contabilistas, pois os mesmos vão fornecer informações úteis à gestão da empresa;
A partir de agora os contabilistas devem:
– Ser utilizados como gestores;
– Estudar muito outros idiomas em especial o inglês;
– Participar de treinamentos e ler muito;
– Reunir com empresários falando das mudanças;
– Divulgar para os empresários da importância das novas ferramentas gerenciais, tais como: fluxo de caixa; orçamento; índices econômicos; índices financeiros; margem contribuição; ponto de equilíbrio; EVA; etc.
Com as notas fiscais eletrônicas; IFRS; Sped(sistema público de escrituração digital) fiscal; Sped contábil, nota fiscal paulista; substituição tributária; homolonet; etc a profissão de contabilista será cada dia mais valorizada.
Edson Caetano da Costa (Guia Campos)
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp