Imagem por @peoplecreations / freepik
No dia 10 de novembro de 2021 foi publicado o decreto 10854/2021 que por sua vez, unificou mais de 1.000 normas trabalhistas em apenas 15. Dentre as mudanças estabelecidas, cabe o destaque para as novas regras voltadas ao vale-alimentação.
O vale-alimentação, ou ainda, vale-refeição diz respeito a um benefício concedido por empregadores aos seus funcionários, concedido através de um cartão o qual pode ser utilizado em supermercados, padarias, postos, lanchonetes, restaurantes, entre outros estabelecimentos.
Esclarecido isso, confira no decorrer do artigo o que muda para trabalhadores e empresas com as novas regras do vale-alimentação, bem como quando as alterações entram em vigor.
As novas normas estabelecidas pelo decreto impactam tanto empregados e empregadores como as empresas operadoras do Ticket. Dentre as alterações, a principal mudança diz respeito à bandeira do cartão, sendo que a utilização do vale não será mais restrita a uma rede fechada de estabelecimentos conveniados.
Em outras palavras, todo e qualquer estabelecimento que aceitar o Ticket, deve passar o cartão independente da bandeira. Isto significa, que restaurantes, supermercados, padarias, entre outros estabelecimentos alimentícios, não poderão dar prioridade a uma única bandeira.
Neste cenário, trabalhadores serão beneficiados com um maior leque de opções para utilizar o vale-alimentação, de modo que terão mais poder e liberdade para escolher em qual estabelecimento utilizar o cartão.
Ademais, o decreto ainda aborda dois outros pontos importantes relacionados ao vale-alimentação. Confira:
Segundo o Governo Federal, tais mudanças serão capazes de abrir o mercado de empresas que operam o Ticket, frente ao domínio do segmento por parte de 4 grandes empresas.
Em resumo, as novas regras já podem ser adotadas, logo estão em vigor, entretanto, o decreto estabeleceu um período de 18 meses para adequação das mudanças, a contar da data de publicação do referido decreto.
Assim sendo, na prática, as alterações ainda não estão valendo, mas se tornaram obrigatórias para todas as empresas a partir do dia 10 de maio de 2023.
Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?
Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?
Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…