Imagem por @user6309018 / freepik
Abrir um negócio próprio é o sonho (e realidade) de muitos brasileiros. De acordo com o Sebrae, só em 2021 foram 682,7 mil microempresas abertas e 3,1 milhões de novos cadastros no MEI (Microempreendedor Individual).
Um dos fatores que contribuem para esse alto número de novos empreendimentos é o surgimento de soluções tecnologicas que vieram para desburocratizar e agilizar processos.
Empresas como a Contabilizei, que auxilia o novo empreendedor desde abrir seu CNPJ até fazer a gestão contábil do seu negócio, por exemplo, é uma dessas soluções. Além disso, a assinatura digital também faz parte desse processo, fazendo o tempo médio de abertura de uma empresa cair de semanas para poucos dias ou até poucas horas.
Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o tema e os benefícios para quem pretende começar um negócio próprio.
A assinatura digital é, basicamente, toda assinatura realizada em meio eletrônico/digital. No Brasil, passou a ser reconhecida desde a publicação da Medida Provisória 2.200/2001, que garante a “autenticidade, integridade e validade jurídica de documentos em forma eletrônica, bem como da realização de transações eletrônicas seguras”.
Hoje, qualquer pessoa (física ou jurídica) pode assinar documentos digitalmente. No entanto, é muito importante estar atento ao tipo de assinatura mais indicado para cada tipo de documento, como veremos a seguir:
Também chamada de assinatura eletrônica ou assinatura digital sem certificado, essa modalidade de assinatura é a mais utilizada e amplamente aceita.
Ela conta com altos padrões de segurança (carimbo do tempo, criptografia, IP da máquina, senha de acesso, email) e possui validade jurídica, sendo a solução ideal nos casos em que não se exige o uso de certificado digital.
Além dos mecanismos de segurança mencionados acima, esta modalidade conta com mais níveis de verificação, como dados biométricos ou código de segurança exclusivo do usuário (PIN), diminuindo o risco de fraude.
Nesta modalidade utiliza-se o Certificado Digital, que equivale ao reconhecimento de firma em cartório. Com isso, a identidade do usuário e a integridade do documento são garantidas por chaves criptográficas praticamente invioláveis.
Este nível de autenticação é exigido em situações muito específicas, principalmente por órgãos públicos como a Receita Federal, INSS e juntas comerciais.
Leia também: A assinatura digital substitui o reconhecimento de firma?
Toda empresa, independente de porte ou setor, lida com um alto volume de documentos: contratos de aluguel, de trabalho, de fornecedores etc. Fazer isso da forma tradicional, utilizando papel e caneta, é algo extremamente burocrático e caro.
É aí que surge a importância da digitalização: otimizar processos e facilitar a vida de quem quer, literalmente, tirar suas ideias do papel e empreender.
A seguir, listamos as três principais vantagens de aderir à assinatura digital desde a abertura do seu negócio:
A formalização de um contrato chega a levar semanas quando realizada de forma tradicional, mas pode ser feita em poucos minutos no ambiente eletrônico. Ao utilizar assinatura digital, há uma redução de 97% no tempo de tramitação de documentos: em poucos cliques, está tudo resolvido!
Além da economia de cerca de 85% das despesas com papel, impressão e logística, elimina-se também os custos com cartório, correios e armazenamento.
Segundo dados da IACCM, uma gestão física e ineficiente de documentos pode consumir quase 10% da receita de uma empresa!
Contratos assinados digitalmente são ainda mais seguros que aqueles assinados de forma tradicional.
Com ou sem certificado, a assinatura digital está amparada por lei e conta com mecanismos de segurança avançados, como criptografia, carimbo do tempo, IP da máquina, entre outros. Além disso, no ambiente eletrônico praticamente elimina-se o risco de extravio e perda de documentos.
Existem alguns fatores que devem ser analisados na hora de escolher a sua plataforma de assinatura digital. A seguir, citamos os mais relevantes:
Como vimos, a gestão de assinaturas e documentos digitais pode ser um forte aliado na hora de abrir um novo negócio. Ao reduzir a burocracia e dar agilidade ao processo, essa solução evita que se perca tempo com tarefas que podem ser automatizadas. Dessa forma, o tempo e a atenção podem ser dedicados ao que realmente importa.
Original de Contabilizei
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…