News Yahoo

Associação Comercial de São Paulo (ACSP): Varejo de SP cresce 1ª quinzena de dezembro

O movimento de vendas do varejo da capital paulista cresceu em média 5,9% na primeira quinzena de dezembro de 2019 ante o mesmo período de 2018. De acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a média resulta das altas de 2,7% do sistema a prazo e especialmente, de 9% do sistema à vista.

“São dados que surpreendem favoravelmente com destaque para o comércio de rua. Essa alta reflete o aumento nas vendas de vestuário, calçados, brinquedos, produtos de beleza e itens de uso pessoal. Os bens duráveis, provavelmente, já foram comprados na Black Friday e agora, são sustentados pela venda de smartphones”, diz Emílio Alfieri, economista da ACSP.

Entre as outras razões para o estímulo ao consumo, segundo Alfieri, estão o número de pessoas que voltou a trabalhar, ainda que informal – foram 1,6 milhão de novas vagas. Além disso, os juros menores e a liberação do saque complementar do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) com saldo de até R﹩ 998.

[banner-rotativo]

Embora a perspectiva para o restante do mês seja positiva, o economista acredita que a intensidade do ritmo da primeira quinzena não se sustente ao longo do mês. “Não dá para projetar esse movimento para o fim do mês”.

“Em síntese, pode-se dizer que uma parte da população que ficou quase dois anos sem renda e sem consumir, agora, consegue fazer pequenas compras para passar o fim de ano de um jeito diferente”, diz.

O Balanço de Vendas da ACSP ainda mostra que na comparação com os quinze primeiros dias de novembro de 2019, o movimento de vendas na capital cresceu em média 34,5% na primeira quinzena de dezembro.

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Feirão Limpa Nome chega a todas as agências dos Correios para renegociar dívidas

A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…

54 minutos ago

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

17 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

19 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

1 dia ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

1 dia ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

1 dia ago