Fique Sabendo

Até quando posso sacar R$ 1.000 do FGTS?

Este ano, o Governo Federal liberou uma oportunidade excepcional de acessar os valores presentes no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). De modo breve, a modalidade se assemelha ao saque emergencial liberado em 2020, entretanto, em 2022, o cidadão tem a possibilidade de movimentar até R$ 1.000 do saldo. 

O chamado saque extraordinário do FGTS foi permitido para os cidadãos que possuem algum saldo na conta. A liberação dos valores ocorreu conforme um cronograma estabelecido pelo governo, que obedecia a ordem do mês de aniversário do trabalhador. 

Contudo, vale informar que quem perdeu o prazo do calendário, ainda pode realizar a retirada do dinheiro, até o dia 15 de dezembro de 2022. Isto porque, a modalidade não exige nenhum requerimento do trabalhador, visto que os valores foram depositados automaticamente na conta do Caixa Tem de cada cidadão habilitado ao saque. 

Quem pode e quem não pode fazer o saque extraordinário?

Em resumo, todo e qualquer cidadão brasileiro que possua saldo em conta ativa (referente ao atual emprego) ou inativa (atrelada a vínculos anteriores) atrelada ao FGTS poderá sacar. Em outras palavras, basta ter valores disponíveis para resgate. 

No entanto, algumas situações podem impedir o cidadão de participar do saque extraordinário, são elas: 

  • Saldos comprometidos em operações de crédito, como é o caso de quem antecipou o saque-aniversário;
  • Devolução da quantia recolhida pelo trabalhador, caso ele não deseje movimentar a quantia. Lembrando que a modalidade é opcional e não obrigatória;
  • Determinação judicial;
  • Dados inconsistentes.

Como movimentar o dinheiro

Como previamente dito, os valores já foram depositados diretamente na conta do Caixa Tem. Isto é, basta acessar o aplicativo informando o login e senha, e movimentar o valor disponível por meio das funções da plataforma, transferências, pagamentos, QR code, entre outras funcionalidades. 

No caso de quem não possui conta no Caixa Tem, a Caixa Econômica Federal informou que criou uma conta para que o depósito fosse feito. O procedimento só não foi possível no caso de quem estava com o cadastro incompleto. 

Contudo, em situações em que os dados estão incompletos, não há motivo para alarde, dado que é possível pedir a liberação dos recursos diretamente pelo aplicativo do FGTS, clicando na opção saque extraordinário. Na plataforma, basta informar os dados solicitados que a conta para o saque será criada.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

2 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

10 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

10 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

10 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

10 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

10 horas ago