Designed by freepik / logo sisu / editado por Jornal Contábil
Entrar para a universidade ainda é o sonho de milhares de brasileiros, afinal de contas, a graduação pode abrir diversas portas para quem deseja seguir uma carreira de sucesso, além de fornecer uma educação de qualidade que viabiliza ao estudante alcançar diferentes objetivos acadêmicos.
Atualmente, o ingresso na faculdade pública é trata-se de uma meta mais acessível, em virtude dos diferentes programas e políticas de fomento à entrada de brasileiros no ensino superior.
Dentre as diversas iniciativas deste âmbito, certamente, um dos mais conhecidos é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O programa seleciona estudantes para o ingresso em faculdades públicas espalhadas por todo país, com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Na última segunda-feira, dia 13 de março, o sistema anunciou o início das convocações de candidatos em lista de espera. Tais candidatos são aqueles que não foram selecionados na chamada regular, porém, manifestaram interesse em permanecer no processo.
O candidato deve acompanhar este segundo momento de convocação, junto a universidade para qual tenha manifestado interesse, previamente. Lembrando que para permanência no processo, o estudante precisou indicar se prefere a primeira ou a segunda opção de curso escolhida na inscrição.
Leia também: Concursos Públicos Reúnem Mais 8,5 Mil Vagas Para Todo País
O Sistema de Seleção Unificada ou apenas Sisu, trata-se de um programa relativamente novo, tendo sido criado ainda em 2010. A ideia da iniciativa foi deixar os processos de entrada nas universidades públicas mais práticos e acessíveis, visto que toda a sistemática que funciona de maneira online, considera nota de uma única avaliação. Me refiro ao amplamente conhecido Enem.
Sendo assim, para pleitear uma vaga nas universidades estaduais e federais de todo país através do Sisu, é necessário que o candidato tenha realizado a última edição do Enem. O critério base que viabiliza a inscrição no programa, é ter tirado uma nota na redação do exame, superior a zero.
No decorrer do ano, a seleção ocorre duas vezes, cada uma abordando uma chamada regular, seguida da convocação da lista de espera. Nesta segunda-feira (13), foi iniciada a convocação do primeiro semestre, para candidatos em espera.
Para acompanhar a seleção da lista de espera, os estudantes devem acessar o Portal online do Sisu, disponível clicando aqui. Contudo, a notificação informando a convocação do candidato chega por e-mail ou SMS, portanto, é de suma importância ficar atento à possíveis comunicados nos respectivos canais, para assim cumprir com todos os procedimentos de matrícula dentro do prazo.
Para pegar a vaga remanescente, é fundamental que o candidato esteja ligado na convocação da universidade para qual manifestou interesse. Isto porque, cabe às próprias instituições de ensino convocar os estudantes para o preenchimento das vagas que ainda faltam.
Diante disso, é essencial que o candidato acesse o site da respectiva instituição para maiores detalhes sobre a seleção voltada ao preenchimento das vagas remanescentes, além de estar de olho em mensagens recebidas por e-mail ou sms.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…