Imagem: Instituto Nacional do Seguro Social - INSS
Atenção ao novo golpe!!
O salário-maternidade está sendo alvo de golpes divulgados em postagens no Facebook. Uma publicação com o URL “auxiliomaternidadee.online” despertou a curiosidade de várias pessoas e tem causado prejuízos.
No Facebook, está circulando um post que divulga um suposto site para consultar e pagar o salário-maternidade.
O link exibido imita o layout do portal de notícias G1, sugerindo que se trata de uma matéria na seção de economia.
É possível identificar o golpe através do erro de grafia “econômia”, juntamente com o título falso: “Mães com filhos nascidos entre 2018 e 2023 recebem auxílio de mais de R$ 5.280,00”.
Acompanhando o link, encontra-se o seguinte texto:
“Atenção Mãe! Se você teve filho entre 2018 e 2023, você pode ter direito ao auxílio maternidade do seu filho. Valores chegam a mais de 5 mil reais. Válido mesmo que seu filho tenha até 5 anos. Válido mesmo você esteja desempregada. Realize uma consulta gratuita em saiba mais, para saber se você possui esse direito aprovado em seu nome!”
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fez um alerta no dia 28/06/2023: Não caia em golpe! Salário-maternidade é apenas no INSS.
Na publicação o orgão afirma que: Quem deseja conseguir o salário-maternidade, deve ficar muito atento para não cair em golpes. A única forma legal e correta de se pedir o benefício é pelo Meu INSS. Veja como é fácil:
O pedido será analisado e, para acompanhar o andamento, o interessado ou a interessada podem acessar o Meu INSS (aplicativo ou site) ou ligar para o telefone 135.
Fuja dos golpes na internet
Sites e redes sociais que oferecem facilidades e mesmo se apresentam como canais para conseguir o salário-maternidade não são canais oficiais e devem ser vistos com desconfiança, pois podem representar risco à segurança de dados do cidadão. O INSS não utiliza intermediários para a concessão deste benefício e nem cobra multas ou valores adiantados para que o salário-maternidade seja liberado.
É sempre importante lembrar que não se deve fornecer dados pessoais, como CPF, nome, data de nascimento, etc. em sites de origem desconhecida.
INSS
Leia Também: Salário Maternidade: Saiba Como Solicitar O Benefício Pelo Meu INSS
O salário-maternidade é um benefício concedido aos segurados do Regime Geral de Previdência Social, incluindo aqueles que não estão em atividade, mas mantêm a qualidade de segurado, desde que tenham cumprido o período de carência exigido.
Esse benefício é concedido em casos de parto, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.
A carência necessária para obter o benefício é de 10 contribuições mensais para segurados contribuintes individuais, facultativos e especiais.
Em outras palavras, para ter direito a esse benefício, é necessário começar a contribuir para a previdência antes de engravidar.
No caso dos segurados empregados, empregados domésticos e trabalhadores avulsos, não é exigida a carência para receber o salário-maternidade.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…