Chamadas

Atenção margem de crédito consignado do INSS será reduzida em 2022

O empréstimo consignado é uma das formas mais utilizadas pelos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de conseguirem um dinheiro extra, seja para o pagamento de contas ou ainda para realização e compra de um bem pessoal.

Margem do crédito consignado será reduzida em janeiro de 2022

A margem do consignado, atualmente é de 40%, onde os segurados podem comprometer até 40% do valor total do benefício que recebem com empréstimos, sendo 35% destinado à contratação de empréstimos e 5% para a utilização de cartão de crédito.

No entanto, é preciso lembrar que essa margem de 40% não é permanente, ou seja, os segurados nem sempre vão conseguir comprometer até 40% do valor do benefício com a contratação de empréstimo.

A margem regular para a contratação de crédito consignado é de 35%, sendo 30% destinado à contratação de empréstimos e 5% com a utilização de cartão de crédito.

A margem atual de 40% foi ampliada pelo governo por meio lei nº 14.131, visando permitir que o público de aposentados e pensionistas, tenham acesso a uma operação de crédito com taxas mais acessíveis durante o período de pandemia da Covid-19.

No entanto, essa nova margem está próximo de acabar, isso porque a lei nº 14.131 determinou que a margem de crédito consignado de 40% esteja disponibilizada aos segurados do INSS até o dia 31 de dezembro de 2021.

Assim, no dia 1º de janeiro de 2022, a margem que estará disponível não será mais de 40%, mas sim de 35%, ou seja, aqueles segurados que ainda não realizaram a contratação de um novo financiamento e já comprometeram parte do benefício com empréstimo talvez fique sem limite para contratação no ano que vem.

Vale lembrar que a margem atual de 40% para contratação de empréstimo consignado também está valendo para  servidores públicos ativos, inativos e militares.

Como consultar a margem consignável disponível?

Os segurados do INSS podem conferir e consultar a margem consignável disponível, os empréstimos consignados que possuem em andamento e até mesmo os que já foram feitos. A consulta dessas informações pode ser feita diretamente pela internet por meio do portal Meu INSS.

Vamos conferir como emitir o extrato previdenciário:

  1. Acesse a plataforma Meu INSS;
  2. Faça login com seu CPF e senha;
  3. Acessar a opção “Extrato de Empréstimo”, na página inicial.

O relatório traz a relação dos contratos existentes assim como dos contratos já finalizados, ainda é possível encontrar outras informações detalhadas das operações e o valor da margem consignável disponível.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

9 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

12 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

19 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

19 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

19 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

19 horas ago