Os profissionais de contabilidade devem estar atentos e em sintonia com as atualizações das obrigações contábeis das empresas.
A Escrituração Contábil Digital (ECD) faz parte do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os livros que compõem a compõem
Depois de concluída, a ECD deve ser submetida ao Programa Validador e Assinador (PVA) especificamente desenvolvido para esse fim, disponível no site da Receita Federal.
Mas atenção para o prazo de envio!! Sua transmissão ao Sped é até amanhã, dia 30 de junho.
Mas quais são os livros essenciais que compõem a ECD? O que é o SPED Contábil? Como enviar a ECD? Acompanhe e saiba mais!
O SPED contábil é o sistema onde devem ser transmitidas todas as transações contábeis relacionadas a uma empresa. Trata-se de uma das obrigações acessórias do SPED, que significa Sistema Público de Escrituração Digital e tem como principal objetivo padronizar os arquivos digitais.
Dessa forma, por meio do SPED contábil, a Receita deseja aumentar o controle da fiscalização, facilitando o acesso aos arquivos contábeis das empresas. Para as empresas, é benéfico, pois, a transmissão digital dos arquivos substitui o envio dos mesmos em papel, gerando economia de gastos, economia de tempo e maior controle das informações transmitidas.
Leia também: Prazo Está Chegando Ao Fim: Saiba Como Resolver As Dúvidas Da ECD
Como dissemos anteriormente, a sigla ECD significa Escrituração Contábil Digital. Sua criação tem como objetivo modernizar os processos contábeis e substituir a escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo digital.
Esses livros são muito importantes para a pessoa jurídica. E, dada a sua essencialidade, eles se dividem em três tipos: livros fiscais, livros contábeis e livros sociais. Veja:
Leia também: ECD E ECF: Prazo Final Para A Entrega Esta Chegando
A transmissão da ECD ocorre por meio do Programa Validador e Assinador (PVA), disponibilizado pela Receita Federal. O arquivo digital é validado e assinado digitalmente antes de ser enviado ao SPED.
Por fim, a ECD deve ser conter assinatura digital com o uso de Certificado Digital válido, que garante a autenticidade e integridade das informações transmitidas.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…
A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…
Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…