INSS

Atenção! Verifique o desconto código 310 do INSS no seu benefício

Apesar de não comunicar os beneficiários, o Instituto Nacional do Seguro Social está agindo conforme a lei que dá a autorização para que o órgão promova esse desconto de forma imediata e automática na folha de pagamento.

É importante que você esteja atento, afinal é aí que mora o perigo, pois o INSS tem o poder de constituir a dívida em desfavor do segurado e realizar a cobrança imediata com o desconto automático na folha de pagamento.

Agora que eu te expliquei o que é o código 310 e como ele acontece, vou te falar sobre como esse desconto ocorre no benefício.

Confira nosso vídeo completo

Como o desconto acontece no benefício?

O desconto acontece por consignação no Imposto de Renda, o procedimento não é esclarecido de forma clara, pois o INSS não oferece a chance de comunicar a razão da cobrança mensal.

Já no caso da pensão por morte, o INSS tem realizado um desconto indevido, pois, erra na divisão das cotas do benefício pela morte do segurado ou na habilitação tardia de um segundo dependente, para promover o rateio do benefício.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Como verificar o desconto?

Certo agora para que você saiba se o desconto indevido ocorreu no seu benefício basta acessar o MEU INSS, lembrando que a ferramenta foi criada justamente para facilitar a vida do segurado e oferecer serviços sem que ele precise sair de casa. 

Através do aplicativo você pode 

requisitar serviços, fazer solicitações, realizar consulta de benefício, avaliar extratos, agendar perícia médica entre outras funções.

Você pode acessar pelo site ou pelo aplicativo realizando o download para celulares. 

Para realizar o seu cadastro será necessário informar 

  • CPF,
  • RG,
  • data de nascimento
  • e responder um questionário.

São perguntas bem específicas, que servirão para realizar a inscrição de maneira correta para garantir a veracidade das informações e dados preenchidos junto ao sistema.

Assim, será possível ter acesso ao seu histórico de crédito com frequência e você pode acompanhar se aconteceu o abatimento do código 310.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

1 hora ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

2 horas ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

6 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

6 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

7 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

9 horas ago