É muito difícil conviver e principalmente manter colaboradores descontentes em uma empresa, especialmente se o motivo for o valor do salário. Diante de economia instável, torna-se um desafio reajustar valores sem pensar nas consequências. Ainda assim, é importante ouvir a equipe e conversar quando surge esse assunto.
Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas, autor e palestrante, explica quais são as circunstâncias ideais para pedir um aumento e também para ceder, seja como chefe ou no próprio RH. “Qualquer pedido de aumento deve ser estrategicamente pensado de acordo com os resultados que o colaborador traz. Se a resposta para o pedido for negativa, é preciso entender quais são os motivos, pode ser que não seja o melhor momento ou a empresa esteja passando por dificuldades”, explica.
Portanto, para pedir um aumento salarial, a princípio, é necessário compreender como o trabalho está beneficiando a empresa, e caso não esteja, aumentar o ritmo para que esse processo seja mais fácil. “Mostrar resultados gera reconhecimento, que ajuda bastante no momento de realizar o pedido”, revela Alexandre.
O especialista também fala sobre a relação de chefes e funcionários. Para ele, é fundamental reconhecer quando um colaborador faz grande diferença para o negócio. “O líder deve ser racional, pensar antes de tudo na situação da empresa, mas seja o empregado indispensável ou não e independente da resposta, precisa ser franco e dizer também as razões”, Slivnik explica.
O aumento da remuneração acontece a partir do momento que a empresa reconhece uma possibilidade do trabalhador trazer resultados ainda melhores. Sem a motivação necessária, a situação pode ficar cada vez mais insustentável para todos os envolvidos no processo.
A falta de valorização também pode ser um problema para o funcionário, por isso Alexandre recomenda que caso a resposta seja repetidamente negativa, talvez seja uma boa ideia trocar de ares e procurar um novo trabalho.
O especialista listou um passo a passo para quem está vivendo essa situação
Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…