Fique Sabendo

Autoescola realmente deixará de ser obrigatória?

Atualmente, para conquistar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tão sonhada por muitos, é indispensável passar pelos processos relativos à autoescola. No entanto, mediante a todos os custos que envolvem a emissão do documento, surgiu uma proposta que pretende retirar a obrigatoriedade das aulas referentes aos ensinos práticos e teóricos na condução de veículos no trânsito. 

Nesta linha, é preciso entender que todo processo para emitir a carteira de motorista exige um certo custo, envolvendo gastos com espaço, material, além dos profissionais habilitados no ensino e nos exames.  Diante disso o procedimento acaba sendo bem caro, algo que, inclusive, reflete nos alunos que desejam tirar sua habilitação. 

 O projeto de lei que dispensa a obrigação da autoescola para emissão da CNH, tem como principal argumento a redução dos custos para obter o documento. Lembrando que em certas regiões do país, a habilitação somente é conquistada por valores acima de R$ 3 mil, sendo que grande parte das despesas são direcionadas às autoescolas. 

O que diz a proposta?

O Projeto de Lei 6485/2019 pretende pôr um fim na obrigatoriedade das aulas teóricas e práticas para cidadãos que desejam retirar a habilitação nas carteiras de categoria A  ou B referentes à condução de motos e carros, respectivamente. Desta maneira, facilitando o acesso ao documento que devido ao valor é inviável a muitos brasileiros. 

Conforme o texto, a ideia é manter os exames práticos e teóricos, porém, eliminar  as aulas obrigatórias nas autoescolas. Sendo assim, os ensinos ficariam sob a responsabilidade de instrutores particulares que poderiam ser contratados pelos cidadãos interessados em emitir a CNH. 

Andamento do projeto

Assim como todo projeto de lei, a proposta que dispensa a autoescola do processo de emissão da CNH, precisa passar por todo um processo de tramitação. Atualmente, a proposta está em discussão no plenário do Senado Federal, aguardando por uma possível aprovação. 

Em suma, para começar a valer, a proposta precisa da aprovação das duas casas do Congresso Nacional (Câmara e Senado), e por fim receber a sanção vinda do presidente da república. De acordo com a senadora Kátia Abreu, autora do projeto, a aprovação se faz necessária, à medida que ela é capaz de reduzir em até 80% a emissão da CNH.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

14 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

16 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

21 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

22 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

22 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

22 horas ago