Automação de Marketing: Veja os benefícios para seu negócio

No mundo atual, as ferramentas de tecnologia, tem promovido uma verdadeira revolução em nosso modelo de trabalho. De fato, os benefícios da automação de marketing tem tornado o processo de promoção mais fácil, menos desgastante e mais conveniente do que nunca – liberando tempo e energia dos profissionais para se dedicarem a outras áreas do negócio.

No artigo de hoje, vamos conhecer um pouco sobre as ferramentas que fazem a automação de marketing e você vai entender como elas atuam e de que forma podem contribuir para o sucesso de uma empresa, bem como conhecer os tipos e as mais famosas do mercado. Acompanhe conosco.

O que é a automação de marketing?

De uma forma mais direta, podemos dizer que a automação de marketing é a prática de utilizar softwares e ferramentas  de tecnologia para agir em escala e aumentar os resultados de uma empresa. Com a utilização dessas ferramentas é possível identificar melhorias, pontos de problemas, acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público, melhorando o relacionamento em geral e, consequentemente, as vendas.

Embora a automação envolve tecnologia, ela não se resume somente a isso pois envolve estratégia e ações tomadas pela equipe de marketing. De acordo com o hubspot, a definição mais aproximada seria a de que:

” Automação de marketing é o processo de utilização de software e tecnologia para otimizar, automatizar e mensurar tarefas repetitivas de marketing online.” 

Advertisement
publicidade

E para entender como isso pode ajudar sua empresa, vamos conhecer algumas das ferramentas, pois com certeza você já teve contato com algumas delas nas empresas com que se relaciona no dia a dia e pode acabar utilizando na sua.

Quais as principais ferramentas?

As ferramentas mais comuns são: 

Chatbot – utilizado por empresas tanto em redes sociais como facebook, quanto no próprio site. Nessa ferramenta, um “robô” previamente programado atende o usuário em suas demandas mais comuns e provê respostas a questionamentos e solicitações em horários que a empresa não tem como dispor de um funcionário para isso.

Exemplos mais famosos são o Manychat e o Chatfuel

Automação de Email Marketing – nessas ferramentas é possível pré agendar emails a serem entregues para os leads dentro de suas listas. Egoi e Mailchimp São as mais famosas 

Advertisement
publicidade

Ferramentas de redes Sociais – algumas ferramentas permitem agendamento, auto responder e monitoramento de suas publicações em redes sociais como Instagram, facebook ou Pinterest.Isso ajuda a ter resposta mais rápidas e diminuir esforços empregados na comunicação nessas redes. O Hubspot e Buffer podem ajudar bastante nisso por exemplo. 

Ferramentas Multifuncionais

O que tem feito sucesso mesmo no quesito automação são ferramentas que reúnem o famoso “tudo em um” , com um pacote completo. RD Station, a HubSpot e o Mautic(gratuito) São as mais famosas desse estilo.Suas funcionalidades e experiência são as mais robustas, sendo possível criar estratégias de nutrição de leads, bots de conversa, gestão de e-mail marketing, conteúdo, redes sociais e muitas outras opções.

As ferramentas também possibilitam a integração com sistema CRM, mas não exige o conhecimento de programação para realizar as operações.Ao conectar os canais de comunicação de uma marca, a plataforma auxilia no monitoramento de visitas do website e, a partir disso, ajuda na criação de estratégias de envio e construção de fluxos de automação. 

Alto custo ainda é determinante na escolha

Embora essas ferramentas sejam altamente importantes e de grande ajuda, seu preço alto ainda é um empecilho para pequenas e médias empresas implementarem. Algumas ferramentas custam a partir de 800 dolares por mes e tem planos que chegam facilmente a 3200 dólares. Sim, existem ferramentas gratuitas como o mautic que é de código aberto, mas por outro lado ele exige uma equipe mais capacitada tecnicamente. Então o preço e a necessidade também tem de ser avaliadas. 

Advertisement
publicidade

Por que é importante adotar essas ferramentas?

Os motivos  para adotar ferramentas de automação, são inúmeros e devem ser considerados durante a análise do investimento, como:

-Melhorias na gestão do tempo;

-Fazer com que seu funil de vendas seja mais eficiente;

-Melhorar a eficiência nas vendas;

-Promover melhorias na comunicação com o cliente;

Advertisement
publicidade

-Facilitar a aquisição e também a  nutrição dos leads(lembrando que leads bem nutridos geram sempre tickets maiores;

-Promover redução de custos;

-Fomentar no lead a preparação para tomar a decisão de compra. 

Esses são só alguns dos exemplos de como essa estratégia pode ajudar sua empresa

Conclusão 

Advertisement
publicidade

Conforme demonstrado acima, automatizar o marketing é compensador, pois investir visando crescimento escalável e redução de trabalho manual vale a pena, casos de sucesso existem aos monte no mercado nacional e internacional. Além disso, há a perspectiva de gerar mais vendas com redução de CAC.

Com os motivos explicados acima em mente é fácil entender o motivo pelo qual a automação de marketing é um processo tão desejado pelo mercado.Sim, esses processos precisam de uma implementação adequada, principalmente quando se trata de uma equipe que irá utilizar a ferramenta., mas é um investimento com uma possibilidade de retorno bem alta. 

Esperamos que as informações tenham sido úteis e tenha ficado clara a importância da automação de marketing nos tempos atuais para todo tipo de negócio.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Advertisement
publicidade
Leonardo Grandchamp

Compartilhe
Publicado por
Leonardo Grandchamp

Notícias recentes

MEI: quando é o momento certo para contratar um funcionário?

Microempreendedor Individual (MEI) entenda quando e como avaliar qual é o momento certo para contratar…

19 de março de 2025

Restituição do Imposto de Renda: como saber quem vai receber primeiro?

Entenda como você pode descobrir que vai receber a restituição do Imposto de Renda primeiro…

18 de março de 2025

Após 9 meses “presos” no espaço, Astronautas finalmente estão voltando à Terra

Os astronautas da NASA, Sunita Williams e Butch Wilmore, que estavam na Estação Espacial Internacional…

18 de março de 2025

Exames discriminatórios em processo seletivo fere direitos fundamentais dos candidatos

O exame admissional deve avaliar a aptidão para exercer a função sem comprometer sua saúde…

18 de março de 2025

Crédito no Pix: Parcelamento do FGTS, INSS e Cartão de Crédito

O Pix Parcelado expande o acesso ao crédito, permitindo parcelar pagamentos usando FGTS, INSS ou…

18 de março de 2025

Ampliação da isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil. Veja o que vai mudar!

Com um impacto previsto de R$ 25,84 bilhões sobre os cofres do governo federal em…

18 de março de 2025

Blindagem patrimonial: como proteger bens sem cair na malha fina

Proteger bens contra riscos empresariais e ações judiciais

18 de março de 2025

Especialista alerta sobre como a Reforma Tributária trará aumento de 15% na gestão das holdings familiares

Estados do Norte e Nordeste, como Bahia e Pernambuco, possuem alíquotas menores, entre 3% e…

18 de março de 2025

Casos de ‘divórcio cinza’ aumentam no Brasil e divisão de bens se torna uma preocupação

De acordo com dados do IBGE, cerca de 30% dos que se divorciam no Brasil…

18 de março de 2025

Revisão do INSS: veja quem tem direito a pagamentos em abril

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que iniciará os pagamentos referentes à revisão…

18 de março de 2025

Título de Capitalização deve ser declarado no Imposto de Renda; saiba como informar à Receita

Declarar Imposto de Renda é uma tarefa anual para milhares de brasileiros e aqueles que…

18 de março de 2025

MEI precisa de Inscrição Municipal e Estadual? Confira!

Esses documentos são essenciais para formalizar o negócio e oferecem benefícios

18 de março de 2025

This website uses cookies.