Chamadas

Auxílio Brasil bloqueado, como voltar a receber?

O Auxílio Brasil começou uma nova rodada de pagamento no dia 14 de abril. Quatro grupos já receberam os valores. Porém, o governo vem realizando uma nova análise dos cadastros, o que pode impedir algumas pessoas de continuarem a receber o benefício.

Quem teve o Auxílio Brasil bloqueado poderá ter o benefício de volta. No entanto, antes de você entrar com um recurso, precisa fazer uma verificação para saber se o dia da transferência já passou ou ainda vai chegar. Se já passou e o dinheiro não caiu na conta, será de direito do Responsável Familiar contestar a suspensão dos depósitos. Sendo que será preciso comprovar que todos ainda estão dentro dos critérios exigidos pelo governo. Estando, as parcelas voltarão a ser autorizadas.

Como contestar?

Na maioria das vezes o Auxílio Brasil é bloqueado por não ter dados atualizados e informações inconsistentes. Você pode fazer a consulta no aplicativo do Programa ou no Caixa Tem para saber se o benefício foi bloqueado. Neste caso, você deverá fazer uma contestação. Para isso, será necessário que o Representante Familiar se dirija ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu município, levando os seguintes documentos:

CPF ou Título de Eleitor (apenas do Representante Familiar),

Documento de Identificação (de cada membro da família);

Comprovante de residência;

Comprovante de matrícula de crianças e adolescentes (caso haja).

O seu pedido será analisado pelo coordenador do programa, ele terá um prazo de 30 dias para decidir e dar resposta. Fique atento, é necessário saber antes de entrar com um recurso, se seu grupo de beneficiários já foi contemplado. Se ainda não estiver na data do recebimento, será preciso aguardar o dia que o dinheiro será depositado.

O Ministério da Cidadania é o responsável por analisar os cadastros dos que se inscreveram . Essa análise acontecerá todos os meses. O motivo é para ter certeza se as famílias ainda estão dentro dos requisitos para continuar recebendo o Auxílio Brasil.

Será feito uma revisão cadastral, para saber se os dados no CadÚnico estão atualizados. Não estando, a família será convocada para retificar.

Também poderá ser realizada uma averiguação para confirmar se as informações existentes no Cadastro Único (CadÚnico) são consistentes com outras bases de dados. Havendo inconsistências, a família é convocada para realizar a correção.

Revisão de elegibilidade para saber se ainda a família está dentro de todos os critérios do programa. Havendo descumprimento de algum requisito, o Auxílio Brasil será bloqueado.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

3 horas ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

5 horas ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

6 horas ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

9 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

10 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

11 horas ago